CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Treinadores aprovam escolha de Leão
Quinta-feira, 19 Outubro de 2000, 14h16
Atualizada: Quinta-feira, 19 Outubro de 2000, 14h17

Rio - A maioria dos treinadores brasileiros considera acertada a escolha do nome de Émerson Leão para técnico da seleção brasileira. Os campeões mundiais Zagallo e Parreira ressaltaram a experiência profissional de Leão.

Já Evaristo de Macedo deu conselhos. Afirmou que o técnico da seleção deve levar em conta apenas quem se destaca na hora das convocações. Sugeriu também que o esquema de jogo seja montado de acordo com as características dos jogadores e não ao contrário.

Zagallo (ex-treinador da seleção brasileira): "Aprovo e vou torcer por ele. Leão foi meu jogador na seleção, esteve em quatro Copas do Mundo. Em 1970, eu o cortei e depois o reconvoquei quando o Rogério se contundiu. Em 74, ele foi o meu titular. Espero que agora ele possa rugir alto. Sei que ele estava torcendo por isso e merece. É um momento muito difícil, mas ele já provou que é um bom treinador e vamos apoiá-lo."

Carlos Alberto Parreira (ex-treinador da seleção brasileira): "Foi ótima a escolha. Acredito que a experiência internacional do Leão, que esteve em quatro Copas do Mundo, acabou pesando. Essa longa experiência é fundamental para um treinador da seleção brasileira. É importante também a passagem do Leão, como jogador, por grandes clubes brasileiros. E agora, como treinador, por onde passou deixou a sua marca pessoal."

Evaristo de Macedo (ex-treinador da seleção brasileira): "É difícil de acreditar que o Leão, pelo temperamento que possui, tenha aceito ser o técnico da seleção brasileira nas condições que a CBF está oferecendo. Só o tempo dirá se vai dar certo. É uma nova experiência para ele. Trata-se de um treinador que não tem títulos importantes na carreira, mas conquistas só se conseguem com os anos. O Leão fez boa campanha no Atlético-PR, teve uma campanha razoável no Santos e no Sport está indo bem. A seleção brasileira é a grande chance da carreira dele. O que gostaria de lembrar ao Leão que seleção brasileira é lugar apenas de craque, que sejam convocados apenas os melhores. Não pode haver outro tipo de influência na hora da convocação, só deve prevalecer o talento, a escolha dos que estejam se destacando. Outro detalhe importante: o treinador tem que armar o esquema de acordo com os jogadores e não ao contrário."

Carlos Alberto Silva (ex-técnico da seleção brasileira): "Foi uma boa escolha. É um treinador jovem, que vem se destacando. Ele fez sempre bons trabalhos nos clubes que dirigiu. Gosto muito dele e vou torcer para que tenha sucesso. Ele foi meu jogador no Palmeiras. Só o fato de ter sido jogador da Seleção durante muitos anos já é importante."

Júnior (ex-técnico do Flamengo): "Talvez seja o nome mais apropriado neste momento por ser uma pessoa absolutamente independente, por ser um treinador sério, não ter ligação com nenhum grupo. Acredito que ele e o Lopes vão dialogar muito. Eles têm a mesma característica. O Leão já provou que é um técnico competente, como foi também na época de jogador. Ele conquistou diversos títulos pelo Palmeiras. Como treinador sempre foi um disciplinador."

Zizinho (ex-jogador): "É um bom nome. Espero que ele seja corajoso a ponto de impedir que a seleção perca com a linha burra ou ferrolho suíço. Para mim esta história de 4-4-2 é ultrapassado.Já se jogava assim na década de 50, com o Zezé Moreira. Espero que o Leão tenha coragem para abolir de vez isso pela seleção brasileira. A seleção brasileira precisa de um treinador audacioso. A Holanda derrotou o Brasil em 1974 porque o Zagallo não soube superar a linha burra. O mesmo aconteceu nas Olimpíadas desse ano, com Wanderley Luxemburgo, contra Camarões."

Hélio dos Anjos (técnico do Goiás): "Temos que dar muita força. Leão é um treinador muito sério e trabalhador. Trata-se de uma pessoa muito séria."

Paulo César Carpegiani (treinador): "Foi ótima escolha. Gosto muito do Leão no aspecto tático. Só espero que ele tenha possibilidade de desenvolver o trabalho dele sem qualquer grupo de interferência ou inconveniência. Pelo que conheço do Leão, não acredito que ele aceite qualquer tipo de interferência. Compete apenas ao Leão desenvolver o trabalho. Se ele tiver possibilidade, tenho certeza de que vai realizar bom trabalho. Espero que mantenha a característica de disciplinador. É sempre bom lembrar também a lisura e a honestidade do Leão, que tem ótimo caráter."

L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção
Lopes elogia currículo e experiência de Leão
Leão se atrasa para entrevista coletiva
Antônio Lopes confirma Leão como técnico da seleção
Leão confirma ter aceito convite
Veja lista completa
Leão
Leão teve poucos títulos como treinador
Leão queria ser médico, mas foi parar no gol
Lopes elogia currículo e experiência de Leão
Antônio Lopes confirma Leão como técnico da seleção
Veja lista completa