São Paulo - As remotas chances de classificação do Corinthians para a próxima fase da Copa João Havelange deverão antecipar a negociação de Marcelinho Carioca ou Ricardinho para o Cruzeiro. Com a provável saída da competição nacional, o clube paulista perderá a oportunidade de lutar por uma vaga na Libertadores de 2001. Nesse caso, o Corinthians emprestaria o passe de um jogador para o clube mineiro, que conquistou o direito de disputar a próxima Libertadores com o título da Copa do Brasil.
O acordo faz parte do acerto da Hicks, Muse, empresa que patrocina os dois clubes - Müller foi negociado em setembro, deixando o Cruzeiro para atuar no Corinthians até o fim da temporada. Caberá ao técnico do Cruzeiro, Luiz Felipe Scolari, escolher qual jogador atuará no clube na Libertadores.
Se não for para Minas, o destino de Ricardinho no início do ano deverá ser o futebol europeu. A Hicks, Muse estuda propostas do exterior para vender seu passe. Com isso, a patrocinadora pretende cobrir o prejuízo que enfrenta com a administração do futebol do Corinthians. A multinacional admite que desde o início do ano termina o mês no vermelho com cerca de R$ 1 milhão de déficit.
Outro jogador que poderia interessar ao Cruzeiro é o volante Edu, mas ele, provavelmente, será negociado com o Arsenal, da Inglaterra.
ESPERANÇA - A comissão técnica do Corinthians ainda acredita na classificação do time. "Mas não posso iludir ninguém; por isso acho realmente muito difícil depois da derrota para o Fluminense", disse o técnico Candinho. "Não jogo a toalha porque ainda há chances". Com 15 pontos em 17 jogos, o Corinthians acredita que com mais cinco vitórias e dois empates nos sete jogos restantes poderá ficar com a 12ª vaga e seguir na disputa da competição.