Santos - Luxemburgo ou Parreira? A dúvida dos dirigentes santistas acabou no final da tarde desta terça-feira e, como Luxemburgo foi descartado pelo clube, Carlos Alberto Parreira voltou a ser o mais cotado para dirigir o time. O nome do novo treinador do Santos poderá ser anunciado nesta quarta-feira, mas sua apresentação está prevista para acontecer só na quinta, às 12 horas, quando o presidente Marcelo Teixeira retorna de Miami.
Nesta terça-feira, a Vila Belmiro viveu mais um dia de intensas especulações e, no final da tarde, o diretor de futebol Nicolino Bozzella informou que Luxemburgo não seria o técnico. "Não é e não será o Wanderley", garantiu o dirigente.
A reação ao nome de Wanderley Luxemburgo começou cedo e partiu, principalmente, de conselheiros. Eles mostraram muito descontentamento com a indicação do técnico que deixou o clube em 98, rompendo um contrato de dois anos que estava em vigor.
"Mais de 20 conselheiros me ligaram, manifestando-se contrários a Luxemburgo", informou o presidente do Conselho Deliberativo, Esmeraldo Tarquínio Neto.
"Acredito que haja bom senso em não trazê-lo de volta, pelo que houve em sua saída, pois não podemos trazer mais problemas, além dos que o Santos tem hoje."
Outro problema que pesou na rejeição ao nome de Luxemburgo foi a insistência de jogadores, como Rincón, que defenderam abertamente a contratação do ex-técnico da seleção brasileira. É que os atletas tiveram participação na queda de Carlos Alberto Silva e Giba e sairiam mais fortalecidos ainda se a indicação fosse acatada.
"Não é o momento de Wanderley Luxemburgo", afirmou Nicolino Bozzella, "pois está se recuperando de um trauma muito grande, que foi deixar a seleção e as denúncias que foram feitas contra ele". O dirigente revelou que, quando o treinador rompeu seu contrato com o Santos, ele não estava na diretoria.
"Como torcedor, gostaria que tivesse permanecido". Ele acha também que Luxemburgo "é uma pessoa de bem, que tinha até pouco tempo atrás 85% da população o querendo como técnico da seleção."
Quem será? - Sem Luxemburgo no páreo, Carlos Alberto Parreira mantém-se como o mais cotado, mas Nicolino Bozzella não revelou quem será o contratado. “Não haverá surpresa. O contratado será um técnico top. Parreira tem o perfil para dirigir o Santos. É tetracampeão mundial, tem um QI acima da média e será o técnico da seleção na Copa 2002. Só peço aos jornalistas para que não insistam porque só poderemos confirmar o nome do novo técnico depois que o contrato for assinado”, disse.
Ainda sem falar em nomes, revelou que a diretoria já chegou a um consenso sobre o novo técnico, que já está praticamente contratado. "Vai ser top de linha e a responsabilidade agora é dos jogadores", disse o Bozzella, numa clara indicação de que serão tomadas medidas para disciplinar o milionário grupo de atletas do Santos. Correndo por fora aparece Paulo César Carpegiani.