São Paulo - Depois de um primeiro semestre como titular absoluto no meio-campo do São Paulo, o volante Axel está esquecido nesta Copa João Havelange e se tornou apenas o quarto reserva no setor. Alexandre, Fábio Simplício, Maldonado, Fabiano e Júlio Batista são os jogadores preferidos do técnico Levir Culpi.
Um lance infeliz, na final da Copa do Brasil, quando o São Paulo perdeu o título para o Cruzeiro, por 2 a 1, no Mineirão, pode ter sido o motivo da "geladeira". Axel entrou na partida nos minutos finais do segundo tempo para reforçar a marcação e segurar o empate de 1 a 1, que garantiria o Tricolor como campeão. Entretanto, em seu primeiro lance, ele recuou mal uma bola para o zagueiro Rogério Pinheiro, que foi obrigado a fazer uma falta próxima da área. Geovanni cobrou e fez o gol da vitória e do título.
Desde aquele dia, Axel não jogou mais. Hoje, aos 30 anos, ele diz estar muito triste pela situação, inusitada em sua carreira, mas não culpa e nem entra em atrito com ninguém. "Sempre fui titular por onde passei e a alegria do jogador profissional é estar jogando, mas vou continuar trabalhando para ter uma nova chance." Para o jogador, a contusão sofrida no joelho esquerdo, antes das finais do Campeonato Paulista, foi o fator que o tirou do time. "Fiquei 20 dias parado e isso prejudicou. Os companheiros entraram bem e está difícil voltar."
Axel não acredita em castigo e confia em seu trabalho. "Tenho a esperança de estar entre os 11 titulares." Passando por um mau momento no Tricolor, o volante continua com prestígio em outros clubes.
Com contrato até janeiro, tem propostas do Corinthians e do Santos. Mas, ele não pensa em sair do Morumbi. "Vou cumprir meu contrato com dignidade, honrando a camisa do São Paulo."
O técnico Levir Culpi afirma não estar castigando o jogador. "Não existe mágoa, só que o momento dos outros volantes é melhor." O treinador admite que é uma situação normal a briga por posição e Axel vai ter sua oportunidade. "Logo ele terá sua chance, entra, faz um gol e será novamente ídolo."
O São Paulo terá uma "decisão", contra o Atlético-MG, sábado, no Morumbi, para garantir logo a sua classificação na Copa João Havelange. Axel, porém, vai torcer para os companheiros, mais uma vez do lado de fora.