Sydney - O corredor cego Henry Wanyoike, do Quênia, deixou para trás dois momentos de drama ao chegar de ambulância na quinta-feira para receber sua medalha de ouro dos 5.000 metros, categoria T11 (deficientes visuais), na Paraolimpíada de Sydney.
Com lágrimas de alegria escorrendo pelo rosto, o atleta de 26 anos foi levado para o pódio em uma cadeira de rodas. Ele sofreu desidratação na quinta-feira depois de ter se classificado para a final dos 1.500 metros, que acontece na sexta-feira.
Wanyoike, um estudante que perdeu a visão em 1996, venceu a prova dos 5.000 metros na quarta-feira mesmo depois de seu guia, John Kyalo, ter se sentido mal e não conseguiu manter o ritmo da prova no final.
A felicidade de Wanyoike com a conquista foi abatida com um protesto do britânico Bob Matthews, medalha de prata. Ele afirmou que o queniano estava competindo na categoria errada.
O queniano foi forçado a passar por um exame médico na quarta-feira à noite para provar que tinha sido classificado corretamente.
"Os médicos o trouxeram em uma ambulância (para receber a medalha) e ele vai voltar para a clínica na Vila Olímpica para ficar em observação", disse o assessor de imprensa do Quênia, Abosi K'Obonyo, após a cerimônia de entrega de medalhas.