CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Últimas Notícias
 Futsal
 Atletismo
 Natação
 Surfe
 Boxe
 Radicais
 Olímpicos
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Natação brasileira ganha mais um bronze
Sexta-feira, 27 Outubro de 2000, 08h16

São Paulo - A natação brasileira conquistou nesta sexta-feira sua sétima medalha na Paraolimpíada. O Brasil voltou a subir ao pódio no Centro Aquático do Parque Olímpico com o potiguar Clodoaldo da Silva, 21 anos, que ganhou o bronze nos 50 m livre, classe S4, com o tempo de 41s62.

Depois de levar a prata na prova dos 100m livre para sua categoria -composta por nadadores que usam os braços e têm fraquezas mínimas nas mãos, mas não utilizam tronco ou pernas- ele queria brigar pelo ouro na prova desta sexta-feira. Mas ficou atrás do italiano Luca Mazzone, 29, que fez o tempo de 39s86, e do espanhol Ricardo Oribe, 26, que venceu a prova em 38s84, quebrando seu próprio recorde mundial.

"A prova dos 50m é isso. Eu sai bem, mas os primeiros 25m foram muito fortes", avaliou Clodoaldo, que começou a praticar o esporte na academia Tutubarão em Natal há menos de dois anos. "Até por meu pouco tempo de treino, meu fraco é a resistência. É o que vou começar a trabalhar a partir de agora."

Oribe e Mazzone repetiram a dobradinha ouro-prata que haviam feito na prova dos 200m livre. Mas, desta vez, com o brasileiro no pódio. Nos 200m livre, Clodoaldo havia ficado em quarto lugar.

No sábado, ele volta à piscina para o revezamento 4x 50 medley.

Na prova dos 100m peito categoria S8 (uso dos braços e tronco e alguma função nas pernas), o brasileiro Gledson Soares, 24, terminou com a sexta colocação. Em um evento raríssimo, o alemão Holger Kimmig, 25, e o irlandês David Malone,23, empataram em primeiro lugar com o tempo de 1m09s90. Ambos ganham o ouro. O norte-americano Travis Mohr, 19, levou o bronze com 1m11s50.

Francisco Avelino, 34, nadou os 50m livre, categoria S5 (para nadadores com uso completo de braços mas com músculos do tronco e pernas inutilizados), e terminou em oitavo com o tempo de 40s01. O ouro foi para o espanhol Seabastian Rodriguez, 43, que estabeleceu um novo recorde mundial: 34s47.

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Paraolimpíada
Ádria Santos ganha mais um ouro
Queniano recebe medalha de ambulância na Paraolimpíada
Clodoaldo agora quer ouro na natação paraolímpica
Paraolimpíada tem mais três suspeitas de doping
Veja lista completa