São Paulo - A iminente ausência de algumas das mais tradicionais equipes do futebol brasileiro da segunda fase da Copa João Havelange não preocupa a direção da Rede Globo. A aposta entre os integrantes da cúpula da emissora é que o afunilamento do torneio e a proximidade da final despertem mais interesse do público.
"Isso é histórico e todos os anos acontece esse processo", explicou o diretor da Central Globo de Produção, Luis Erlanger.
Apesar da aparente despreocupação com a atual situação do torneio, Erlanger não esconde que, para a Globo, as presenças de Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Inter-RS, entre outros, seriam mais interessantes. No entanto, ele acredita que as fases decisivas do campeonato tenham um apelo próprio e o sucesso deve acontecer, independentemente dos clubes classificados.
"Quem torce para o Vasco não vai deixar de ver uma decisão entre Palmeiras e Cruzeiro", explicou.
Com relação aos baixos índices de audiência que vêm sendo registrados desde as primeiras rodadas (a expectativa era de uma média de 30 pontos, mas não passa de 20), o diretor assegurou que isso não traz nenhum prejuízo para a tevê, nem mesmo o financeiro.
A emissora, segundo ele, não vende um pacote de anúncios específico para a Copa João Havelange. "Nós vendemos o projeto futebol, que só tem 40% das inserções comerciais colocadas durante as partidas. O restante é distribuído por toda a programação", afirmou.
Erlanger não acredita que a falta de credibilidade dos dirigentes, principalmente após os episódios referentes à briga judicial do Clube dos 13 com o Gama e a virada de mesa que trouxe Fluminense e Bahia de volta à Primeira Divisão, desmotive o público. Mas para o diretor de Futebol do São Paulo, José Dias, a história é bem diferente.
"Enquanto não fizermos um campeonato com pontos corridos e respeito ao regulamento, não vamos convencer o torcedor a voltar aos estádios de futebol", opinou.