Rio - Os freqüentes erros de arbitragem nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2002 fizeram a Fifa tomar uma atitude radical. Por determinação da entidade máxima do futebol mundial, juízes da Europa e da América Central serão escalados para algumas partidas da competição a partir de março de 2001, quando se realizará a segunda rodada do returno.
Segundo o porta-voz da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Néstor Benítez, a entidade acolheu a determinação da Fifa, a exemplo do que fez nas Eliminatórias para a Copa de 1998, quando árbitros de México, Estados Unidos e Costa Rica foram aproveitados.
A Conmebol ainda desconhece a nacionalidade dos juízes que serão escalados, já que a designação será feita pela Fifa. Em contrapartida, árbitros sul-americanos também apitarão jogos das Eliminatórias Européias.
De acordo com Carlos Alarcón, membro da Comissão de Árbitros da Confederação Sul-Americana de Futebol e da Fifa, os juízes sul-americanos, às vezes se sentem muito pressionados, o que acarretará na escalação de europeus nas partidas consideradas de alto risco.
Alarcón garantiu que o balanço da arbitragem no primeiro turno das Eliminatórias Sul-Americanas foi positivo, ressaltando que houve críticas em três das 45 partidas realizadas.