Nova York - As Comissões Parlamentares de Inquérito foram destaque no jornal norte-americano The New York Times. O diário aborda em editorial o atual momento do futebol brasileiro. "O Brasil estabeleceu comissões para investigar escândalos e a lamentável situação da seleção nacional. Em partidas de classificação para a Copa do Mundo, o Brasil perdeu de Paraguai e Chile e empatou com Colômbia e Uruguai. Foram resultados humilhantes", comenta o texto.
A CPI da Nike, em andamento na Câmara Federal, também mereceu análise. "As comissões parlamentares investigarão também se a Nike, companhia norte-americana de artigos esportivos, patrocinadora da seleção, forçou a escalação do atacante superstar Ronaldo - foco de campanhas publicitárias da companhia - para a final da Copa do Mundo em 1998, apesar de estar enfraquecido por uma doença. A França derrotou o Brasil por 3 a 0. A Nike nega categoricamente a alegação da conspiração."
O jornal mantém esperança nos resultados das CPIs. "A queda em parafuso da seleção poderá resultar numa benção. A nação pode pedir contas a ela, como agora o está fazendo. Depois, poderá ser possível exigir que outras instituições prestem contas."