O Manchester United, da Inglaterra, anunciou nesta sexta-feira um contrato de patrocínio feito com a Nike, fabricante de material esportivo, no valor de US$ 439 milhões (cerca de R$ 850 milhões).
O contrato começa a vigorar em 1º de agosto de 2002, dia em que encerra-se contrato do Manchester com a Umbro, atual fornecedora de material esportivo. A duração do contrato é de 13 anos (até 31 de julho de 2015), mas há uma cláusula garantindo à Nike o direito de encerrar a parceria em 2008.
Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) têm um acordo de dez anos, onde a entidade vai faturar US$ 400 milhões.
Ou seja, enquanto a CBF, do presidente Ricardo Teixeira, ganha US$ 40 milhões por ano, o Manchester vai levar US$ 33,769 milhões.
Com o acordo, a empresa detém os direitos de fabricação, de marketing e vendas do material esportivo do Manchester, clube seis vezes campeão inglês nas últimas oito temporadas, além de campeão da Copa dos Campeões da Europa e da Copa Toyota (Mundial Interclubes) em 1999.
Em agosto deste ano, a Nike e o Flamengo fecharam um contrato para o fornecimento de material esportivo. No entanto, os valores não foram revelados, já que o negócio foi feito diretamente com a Flalic (Flamengo Licenciamentos), empresa criada pela empresa suíça ISL, parceira do Rubro-Negro, para gerenciar a parceria.
Assim como o Manchester, o contrato anterior do Flamengo era com a Umbro, que pagava R$ 480 mil mensais (R$ 5,7 milhões por ano) ao clube brasileiro.