Recife - Como se não bastassem os problemas de contusão e a má fase da equipe, o treinador do Santa Cruz, Nereu Pinheiro, ainda foi surpreendido, sexta-feira, com o pedido insólito do zagueiro Valnei para não participar da partida de domingo, contra a Ponte Preta, no Arruda. "Estou sem cabeça para jogar", justificou o atleta, referindo-se à confusão envolvendo o zagueiro numa festa durante a semana. O fato rendeu ao zagueiro uma multa de 40% no seu salário.
Sem também poder contar com Pêu, contundido, Nereu teve de colocar o jovem Bebeto ao lado de Janduir na zaga durante o coletivo. No final da tarde, depois de uma reunião entre o jogador, o presidente Jonas Alvarenga e o gerente de Futebol Vulpian Novaes, e uma intervenção também do empresário do atleta, José Luiz Galante, Valnei voltou atrás e pediu desculpas e seguiu para a concentração com os demais jogadores. Resta saber se Nereu, que ficou bastante irritado com o incidente, perdoou o jogador. Como está sem muitas opções, é provável que Nereu escale Valnei no time titular.
O treinador Nereu Pinheiro, contrariando sua filosofia de trabalho, andou realizando alguns coletivos na última semana. Na verdade, Nereu busca, quase que desesperadamente, o entrosamento da equipe, já que as mudanças no elenco foram profundas e dificilmente o técnico tem tido condições de escalar a mesma equipe. E Nereu não está se limitando apenas à comandar o coletivo.
A todo momento o técnico paralisa a movimentação para corrigir o posicionamento dos seus comandados. Os próprios jogadores estão aprovando o novo estilo de Nereu. "Ele tem conversado bastante com a gente sobre o posicionamento da equipe em campo. Estamos dando muito espaço para o adversário devido à falta de compactação entre o meio-de-campo e a defesa. O time agora está marcando em bloco e o resultado, pelo menos no treinamento, tem sido muito bom", disse o atacante Valdomiro.
Outra coisa que chamou a atenção daqueles que assistiram ao coletivo da manhã, foi a velocidade na saída de bola da defesa para o ataque, principalmente através de Márcio Allan e Valdomiro. O atacante Ricardo foi poupado da movimentação de ontem devido a dores musculares, mas está garantido como uma das boas opções de Nereu no banco de reservas.