São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten manteve os três pontos de vantagem que tinha sobre o russo Marat Safin na liderança da Corrida dos Campeões, o novo ranking mundial do tênis. Listagem divulgada nesta segunda-feira pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) coloca Guga com 664 pontos contra 649 da semana passada.
Ele aumentou seu número de pontos graças à classificação para segunda rodada no Torneio de Stuttgart (Alemanha) na semana passada. Com a mesma performance que o brasileiro, o russo Marat Safin, segundo colocado, subiu de 646 para 661 pontos.
Nesta semana, eles lutam em frentes diferentes. Guga começa a disputar nesta segunda-feira o Torneio de Lyon, na França. Sua estréia será contra o romeno Andrei Pavel. A partida tem início previsto para 16h (de Brasília) com acompanhamento online do Terra Esportes. A ESPN-Brasil anuncia transmissão.
O sorteio foi bom para o brasileiro, que tem Pavel como freguês. Ele venceu todas as quatro partidas que realizou contra o romeno. Se passar para segunda rodada, somara 4 pontos. Se for às quartas-de-final, 11. Vaga nas semifinais garante 20 pontos. O vice-campeonato dá 31 pontos e o título 45.
Já Marat Safin vai jogar em casa. Ele disputa esta semana o Torneio de São Petesburgo, que distribui os mesmo US$ 800 mil em prêmios da competição francesa e dá também o mesmo número de pontos aos tenistas. A estréia do russo ainda não foi marcada, mas ele irá enfrentar na primeira rodada o compatriota Igor Kornienko, um desconhecido no circuito mundial.
As maiores novidades no ranking desta semana foram as subidas do sul-africano Wayne Ferreira e do australiano Lleyton Hewitt, respectivamente campeão e vice do Torneio de Stuttgart. Ferreira pulou da 18ª posição para a 11ª. Já o australiano subiu do sétimo para o sexto posto. Clique aqui para ver como está a Corrida dos Campeões.
Já na Lista de Entrada, o antigo ranking Mundial, Guga subiu um posto. Agora é o segundo colocado.