São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten assumiu nesta segunda-feira a segunda colocação na Lista de Entrada, o antigo ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) que foi substituído pela Corrida dos Campeões nesta temporada. No novo sistema de pontuação são levados em consideração os 18 melhores resultados do tenista, mas apenas neste ano. Já na Lista de Entrada, valem os 14 melhores resultados das últimas 14 semanas.
O norte-americano Pete Sampras, mesmo sem jogar, continua na frente. Campeão do US Open, ele tem 3697 pontos contra 3392 do brasileiro. O tenista dos EUA, no entanto, já avisou que só vai voltar a jogar no Masters, em Lisboa, no final do mês. Assim, Guga terá chance de ultrapassá-lo e unificar os rankings até lá uma vez que o brasileiro é o líder da Corrida dos Campeões.
O russo Marat Safin, segundo colocado no ranking novo, caiu para terceiro na Lista de Entrada. Tanto ele quanto Guga disputaram a semana passada o Torneio de Stuttgart (Alemanha) e foram eliminados na segunda rodada. A queda aconteceu, porém, por causa da mudança de calendário da ATP.
O Torneio de Paris, que foi realizado no final de outubro no ano passado, foi remanejado para 13 de novembro. Como só contam resultados das 52 últimas semanas na Lista de Entrada, acabou o ‘prazo de validade’ da competição e a ATP já descontou os pontos conquistados pelos tenistas nessa disputa em 99. Com isso, Safim perdeu 287 pontos, que só poderá recuperar na próxima edição.
Clique aqui para ver a Lista de Entrada atualizada.