Rio - A rotina não muda no Flamengo. Desde que o técnico Zagallo assumiu, em lugar de Carlinhos, é uma decisão atrás da outra. Depois das partidas contra Vélez Sarsfield e River Plate, pela Copa Mercosul, e dos clássicos contra Vasco e Fluminense, pela Copa João Havelange, o Rubro-Negro começa a fazer contas para se classificar em duas frentes.
O primeiro desafio será nesta quarta-feira, no jogo de volta das quartas-de-final da Mercosul, contra o River Plate, no Monumental de Núnez. Como foi derrotado no Maracanã por 2 a 1, o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para chegar às semifinais. Uma vitória por apenas um gol levará a decisão para os pênaltis, enquanto com um empate ou uma derrota a equipe dará adeus ao sonho de conquistar o bicampeonato.
Para Zagallo, a classificação em Buenos Aires não é impossível e pode ajudar o time na Copa JH. “ Uma vitória sobre o River Plate dará moral ao time, que poderá respirar melhor na Copa João Havelange”, disse o treinador.
O Velho Lobo parece saber o que está falando, já que a situação na competição nacional não é das mais confortáveis. Faltando quatro jogos para o fim da primeira fase, o Flamengo precisa vencer, pelo menos, três para não depender da combinação de outros resultados. A equipe enfrentará Internacional (12/11) e Corinthians (16/11), fora de casa, e Cruzeiro (14/11) e Vitória (19/11), em seus domínios. No momento, o Rubro-Negro está com 27 pontos, na 16ª. posição.
Se não bastasse as dificuldades naturais contra estes adversários, outro fator de preocupação é a maratona, já que o Flamengo fará cinco jogos em 11 dias. Para tentar diminuir o espaço entre uma partida e outra, a diretoria está tentando antecipar o confronto contra o Inter de domingo para sábado.
Esta medida pode ajudar também na escalação do zagueiro Gamarra, pois dificilmente ele poderá ser escalado, caso não aconteça a mudança. Tudo por conta da seleção paraguaia que enfrentará o Peru, dia 15, em Assunção, e espera por seu jogador no próprio domingo.
Enquanto isto não é resolvido, Zagallo vem estudando a melhor formação para tentar vencer o River. O time deverá ter apenas uma mudança, com a volta de Maurinho à lateral-direita, em lugar de Alessandro. Para o jogo contra o Inter, um desfalque certo é o meia Petkovic, que recebeu o quinto cartão amarelo. Alex deve ser o seu substituto.