São Paulo – O fim de semana no Japão acabou com um frustrante nono lugar para Ricardo Zonta, que esperava marcar pontos na casa da Honda, fornecedora de motores da equipe BAR. No entanto, foi justamente o motor que acabou atrapalhando os planos no brasileiro. No sábado, ele teve um motor estourado nos treinos e acbou conseguindo apenas a 18ª posição na largada.
“Como larguei no final do grid, não tinha muitas alternativas do que fazer. Chegar em nono acabou sendo bom para a equipe que teve seus dois carros entre os 10 primeiros, mas foi frustrante para mim que esperava pontuar”, disse. “O carro esteve bem durante a corrida e eu andei o mais rápido que pude.”
Zonta também elogiou a nova versão do motor, que foi especialmente preparada para esta prova, mas lembrou das dificuldades da pista de Suzuka. “É muito difícil ultrapassar neste circuito, mesmo que você tenha um motor mais potente. Mas a nova versão do motor esteve muito bem e, quando eu tive pista livre, virei voltas muito rápida”, comentou o piloto que fez sua penúltima prova pela BAR.
O brasileiro, que no ano que vem será piloto de testes da Jordan, contou que torceu para que a chuva aumentasse no final da corrida. “Esperava que chovesse mais forte. A pista estava escorregadia, mas nunca ficou totalmente molhada. Eu esperava lutar por pontos se a chuva aumentasse, mas isso não aconteceu”, lamentou.