Rio - Depois da derrota por 4 a 3 para o River Plate, na última quarta-feira, que causou a eliminação da Copa Mercosul, o Flamengo já se prepara para uma nova decisão, desta vez pela Copa João Havelange. No domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, numa partida considerada de seis pontos, já que o time colorado é adversário direito na briga por uma das vagas na próxima fase da competição.
No momento, o Flamengo está na 16ª posição, com 27 pontos, seis a menos que o Inter, que está em décimo lugar. Uma vitória em Porto Alegre manterá as chances do time carioca, enquanto uma derrota, além de quase classificar os gaúchos, deixará o Rubro-Negro em situação delicada e com moral baixo para os três jogos restantes.
Depois de enfrentar o Inter, o Flamengo terá uma verdadeira maratona. Na terça-feira, a equipe recebe o Cruzeiro, no Maracanã. Dois dias depois, o adversário é o Corinthians, em São Paulo, enquanto no domingo, dia 19, a participação se encerra contra o Vitória, no Rio. A diretoria está tentando adiar uma das partidas do meio da semana, mas dificilmente obterá êxito.
Segundo a programação do Clube dos 13, a primeira fase da Copa JH tem de acabar no dia 19, o que impediria qualquer mudança nos jogos do Flamengo. Além disto, a partida contra o Cruzeiro já sofreu duas alterações na data. A tabela inicial marcava o confronto para o dia 8, passando depois para o dia 10.
O técnico Zagallo elogiou a atuação do time contra o River Plate. O Flamengo vencia o jogo por 3 a 2 até os 44 minutos do segundo tempo -resultado que levaria a decisão da vaga para as semifinais para os pênaltis-, mas permitiu o empate e a virada já nos acréscimos. A delegação seguiu direto de Buenos Aires para Porto Alegre, local do confronto contra o Inter.
Para esta partida, Zagallo tem problemas. O iugoslavo Petkovic, com o quinto cartão amarelo, está fora. Em seu lugar deve entrar Denílson, com Alex sendo mantido como titular. O lateral-esquerdo Athirson, com uma pancada no pé direito, e o zagueiro Gamarra, com um furúnculo na coxa direita, serão reavaliados e também podem ser desfalques. Caso eles sejam vetados, Bruno Carvalho e Fernando serão escalados.