CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Leão promete seleção "atrevida" no Morumbi
Domingo, 12 Novembro de 2000, 20h19
Atualizada: Domingo, 12 Novembro de 2000, 20h20

São Paulo - Os jogadores da Seleção Brasileira vão se apresentar na noite deste domingo, às 22 horas, ao técnico Emerson Leão, no hotel Transamérica, em São Paulo. O time brasileiro está escalado para jogar contra a Colômbia, quarta-feira, no Morumbi, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. Pelo menos na cabeça de Leão. Mas só às 9h30 desta segunda-feira, quando reunir os jogadores no Pacaembu, o novo técnico vai realmente começar o seu trabalho como sucessor de Wanderley Luxemburgo e saberá se será possível escalar o time que tem no pensamento.

Por enquanto, ele evita falar se Romário vai ser titular - o mais provável - ou não, elogia Rogério Ceni por ter reconhecido suas falhas no jogo contra o Juventude, mas não antecipa se na seleção ele terá permissão para cobrar faltas, como no São Paulo, e não perdeu a esperança de poder ficar no banco de reservas.

O técnico também não revela suas idéias quanto à nova forma de jogar que seleção brasileira deve mostrar já no jogo de quarta-feira, dizendo apenas que vai optar pelo mais simples.

"Nós temos que pensar que, apesar de tudo o que foi dito de negativo até agora, a seleção brasileira está no segundo lugar na classificação das Eliminatórias. Embora a situação não seja a ideal, é nossa obrigação ousar e demonstrar confiança, afinal estaremos jogando no Morumbi, dentro da nossa casa. Temos que ser atrevidos. Não posso adiantar quase nada porque só segunda-feira cedo, vou tomar conhecimento dos possíveis problemas médicos. Minha esperança é de que todos estejam bem."

Com a experiência de ter participado de quatro Copas do Mundo, a prioridade de Leão é manter sempre um bom ambiente entre os jogadores na seleção. "Nesse primeiro contato com o grupo, quero conhecer todos mais de perto e passar aquilo que penso sobre o futebol e em relação à seleção. Não posso pretender mudar a cabeça de todos no primeiro dia. Vamos falar sobre a Colômbia. Recebi informações de algumas pessoas sobre o momento do nosso adversário e além disso vi alguns vídeos de jogos dos colombianos. Julgo-me bem informado sobre eles", disse.

Leão não esconde de ninguém que embora jamais tenha reivindicado a sua nomeação para ser o técnico da seleção, sempre esteve preparado e foi um dos profissionais mais capacitados para o cargo.

"A seleção sempre foi a minha casa. Sei da responsabilidade de estar assumindo o posto mais cobiçado e mais perigoso do futebol mundial. No Brasil é mais desgastante ser técnico da seleção do que presidente da República, porque todo mundo acredita que entende de futebol e você está sendo julgado e cobrado o tempo todo. Sei que terei que dar mais entrevistas, mas espero que as pessoas sejam compreensivas quando eu falar não. Acho que serei mais provocado e só peço que me seja dada a oportunidade para responder tranqüilamente tudo o que for dito. Até agora surgiram algumas críticas de pessoas que não merecem respostas."

Embora Rogério Ceni tenha caído de produção após ser convocado para a Seleção, o seu prestígio com Leão permanece inabalável. "Conheço Rogério o suficiente para entender o que aconteceu. Ele mesmo falou que falhou contra o Juventude e reconhecer o erro é muito importante.

Rogério tem crédito de sobra no São Paulo e comigo também. Agora, o que mais eu quero saber é se ele está recuperado da contusão." Terminado o jogo de sábado à tarde, na Vila Belmiro, Leão elegeu Edmundo, o lateral-esquerdo Léo e o meia Robert os destaques da vitória por 3 a 1 do Santos sobre o Sport do Recife, mas fez questão de esclarecer que estava falando como técnico do time pernambucano e que a avaliação não significava que os três podem ser chamados numa próxima convocação da seleção. "Mas as atuações deles somaram uns pontinhos", concluiu o técnico.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção
Romário diz que está melhor e vai à seleção
Romário passa mal no clássico e pode desfalcar seleção
Leão diz que pouco treino não pode ser desculpa
Rogério Ceni mostra sua língua afiada
Veja lista completa
Leão
Leão diz que pouco treino não pode ser desculpa
Leão tenta domar novatos na apresentação da seleção
Leão quer que Sport mantenha o pique
Leão quer desvendar enigma de Rivaldo
Veja lista completa