Belém - O elenco do Remo voltou a treinar fora do estádio Baenão na quinta-feira. O técnico Paulo Bonamigo ministrou, no Mangueirão, o primeiro coletivo de seu time para o clássico deste domingo contra o Paysandu, que definirá com quem ficará a última vaga do Módulo Amarelo para as oitavas-de-final da Copa JH.
A principal novidade no time titular ficou por conta do zagueiro Cametá, que deverá ganhar a preferência do treinador azulino para formar dupla de zaga com Ariomar. Cametá, que recuperou-se de uma contratura muscular na coxa esquerda, treinou normalmente e nada sentiu, conforme revelou após a movimentação. A participação do zagueiro no treino deixou Bonamigo satisfeito.
O volante Márcio, como já era esperado, treinou na vaga de Leandro, que foi vetado pelo departamento médico do clube por não estar totalmente recuperado de um entorse no tornozelo esquerdo. O que mais chamou a atenção dos torcedores presentes no Mangueirão, porém, foi o fato de Bonamigo ter utilizado 12 jogadores e não onze no time titular. Foram três zagueiros jogando juntos: Ariomar, Fábio e Cametá. O objetivo do técnico era testar as condições de Cametá e, por tabela, confundir a cabeça do treinador Givanildo Oliveira, do Paysandu.
Durante o treinamento, Bonamigo usou os reservas Jaime e William, no meio-campo, no lugar dos titulares Jurinha e Alexandre. Mas essas duas mudanças foram apenas para criar opções para o clássico Re x Pa, uma vez que o time titular já está praticamente definido com a entrada de Cametá e Márcio.
Depois do coletivo, os atletas remistas foram submetidos a uma bateria de chutes a gol e cobranças de tiros livres da marca do pênalti, um dos critérios de desempate da Copa JH.
O time considerado titular formou com Ivair; Marquinhos, Ariomar, Fábio, Cametá e Luis Fernando; Márcio, Daniel Edgar, Jurinha e Alexandre; Balão e Robinho. O elenco volta a treinar, nesta sexta-feira, fora do estádio remista, que não apresenta um gramado em condições de uso, na avaliação de Bonamigo.
O treino deverá ser realizado no estádio Francisco Vasques, da Tuna Luso. A programação de treinamento da equipe será encerrada sábado, quando ocorre uma recreação para os atletas que estarão à disposição de Bonamigo para o clássico Re x Pa.
O treinador chegou a pedir à diretoria do clube que os jogadores solteiros entrassem em regime de concentração a partir desta sexta. Mas, em função da falta de dinheiro para bancar o pagamento do hotel, o pedido não deverá ser atendido. A concentração de todos os jogadores só acontece a partir das 18 horas de sábado.