Salvador - Era para ser um dia de concentração total, afinal, tratava-se do último treinamento antes da rodada final da fase classificatória da Copa João Havelange. Porém, como os resultados da rodada passada fizeram com que o Bahia garantisse, antecipadamente, a vaga para as oitavas-de-final da competição, o clima de sexta-feira, no Fazendão, foi exatamente o oposto.
Em meio à preparação para a partida contra o Goiás, amanhã, na Fonte Nova, os tricolores festejaram a classificação para a fase seguinte do campeonato nacional, demonstrando muita descontração e alegria pelo feito.
Ao contrário de outras equipes, que ainda buscam desesperadamente uma vaga entre os 12 primeiros do Módulo Azul, o Bahia agora vai lutar apenas para melhorar a sua posição. O time está em oitavo lugar na tabela e se, pelo menos, mantiver essa colocação, vai disputar a etapa seguinte do campeonato com a vantagem de jogar a partida de volta na Fonte Nova. Pelo regulamento da Copa JH, não há vantagem do empate para qualquer equipe; caso haja dois resultados iguais, a vaga será decidida em disputa por tiro livre da marca do pênalti, seguindo o mesmo sistema adotado na Copa do Brasil, no qual o gol marcado fora de casa tem peso dois e é critério de desempate.
O meia Jorge Wagner, principal destaque e artilheiro do Bahia na primeira fase, diz que o time não pode se acomodar e tem que buscar um triunfo sobre o Goiás para subir na tabela. Apesar de os goianos terem eliminado o tricolor no Campeonato Brasileiro da segunda divisão do ano passado, ele não encara o jogo de domingo como uma revanche.
Já o zagueiro Maurício, que retorna ao time após suspensão, acha que o Bahia tem tudo para fechar "com chave de ouro" a fase de classificação, conquistando mais uma vitória. "Enfrentamos muitas dificuldades na competição, perdendo jogos em casa e buscando pontos fora. Esse grupo só tem guerreiros e esse foi o principal fator para a classificação. A vaga já é nossa, mas será importante vencer o Goiás", destacou.
Ao invés de um coletivo, o técnico Evaristo de Macedo preferiu realizar um treinamento de dois toques no Fazendão. Antes disso, o treinador reuniu-se com os jogadores, no quiosque do centro de treinamento do clube, durante cerca de uma hora. Em um bate-papo descontraído, Evaristo parabenizou o elenco pela classificação antecipada para as oitavas-de-final da Copa JH e começou a preparar o astral para o que vem pela frente.
O meia Iranildo e o atacante Jajá treinaram à parte, dando chutes a gol, provando que estão recuperados clinicamente. Entretanto, esse último não deve enfrentar o Goiás, pois está pendurado com quatro cartões amarelos, mesma situação do zagueiro Jean Elias. Evaristo de Macedo quer poupar ambos desse compromisso, para que eles entrem com os cartões zerados na segunda fase. Quem também deve ser poupado dessa partida é o volante Reginaldo, que sente dores no joelho esquerdo. Bebeto não treinou devido a uma tendinite no joelho esquerdo, porém, suas chances de atuar amanhã são grandes.