São Paulo – Cinco vezes campeão da Masters Cup e único tenista a participar de todas as edições do torneio que reúne os oito melhores da temporada, o norte-americano Pete Sampras deu vexame nesta terça-feira em seu retorno às quadras. Longe de mostrar o jogo que o levou a ser número 1 do mundo ao final de seis temporadas, ele foi derrotado para o australiano Lleyton Hewitt em dois sets. As parciais foram de 7/5 e 6/0.
Afastado das quadras por opção desde o final do Aberto dos EUA, Sampras viu pouco antes de sua partida a vitória do russo Marat Safin em cima do espanhol Alex Corretja por 2 a 1. O resultado acabou com as já remotas esperanças de ele terminar o Masters Cup em primeiro lugar no ranking mundial. Para chegar lá, ele precisaria ser campeão invicto e o russo teria que perder todas suas partidas.
Sampras só conseguiu dar trabalho no início do primeiro set, quando levou o set equilibrado até 5 a 5. Mas teve seu saque quebrado e não conseguiu reagir. Mostrando estar melhor preparado fisicamente, Hewitt dominou por completo o segundo set assumindo a liderança do grupo Vermelho.
No Masters, os tenistas foram divididos em duas chaves de quatro. Jogam entre si e ao final de três rodadas os dois primeiros avançam às semifinais.