São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten estréia nesta terça-feira no Master Cup de Lisboa em busca da retomada do posto de número 1 do ranking mundial. Tem dois rivais na luta: o russo Marat Safin e o norte-americano Pete Sampras. O maior problema é Safin. Mesmo sendo campeão em Portugal, Guga não terá assegurado o posto. Precisará de tropeços do russo.
O tenista de Santa Catarina estréia contra o americano Andre Agassi a partir de 19h30 (de Brasília). O Terra Esportes acompanha online a partida que vai dar 20 pontos ao vencedor. O número máximo de pontos que o campeão em Lisboa pode obter é 150. Veja a seguir algumas hipóteses que colocariam Guga no topo do ranking:
Hipótese 1
Guga - Vence todos os seus jogos na fase de classificação, a semifinal e fica com o título invicto. Salta para 859 pontos na corrida dos campeões.
Safin – Nesse caso, o russo poderia vencer todos os seus jogos na fase de classificação mas, para Guga ser o primeiro, teria que ser eliminado na semifinal.
Hipótese 2
Guga - Vence todos os seus jogos na fase de classificação, passa pela semifinal mas fica com o vice-campeonato. Passaria então a somar 809 pontos.
Safin - Nesse caso o russo teria que ser eliminado na primeira fase com, no máximo, uma vitória.
Hipótese 3
Guga - Passa pela primeira fase com duas vitórias, vence a semifinal e a final. Salta para 839.
Safin - Poderia se classificar para as semifinais mas com, no máximo, duas vitórias na etapa de classificação. Mas teria que ser eliminado nas semifinais.
Hipótese 4
Guga - Se classifica com duas vitórias na primeira fase, vence a semifinal e perde a decisão. Sobe para 789 pontos.
Safin - Não poderia ganhar um jogo sequer na fase de classificação.
Para Safin ficar com o número 1, independente dos outros resultados, a presença na final basta. Já Sampras está em situação bem mais delicada. Precisa ser campeão invicto. Mas, mesmo assim, para voltar a ser o número 1 teria que contar com derrota do russo em todos os jogos da primeira fase e torcer para Guga não chegar à decisão.