Porto Alegre - A lista de reforços do Barcelona para o segundo turno do Campeonato Espanhol começa por Lúcio. O clube está disposto a abrir os cofres para contratar um atacante e para colocar o zagueiro do Internacional e da seleção brasileira em sua defesa.
A notícia foi publicada na edição de sábado do jornal catalão Sport.
"Segundo uma fonte ligada ao Barcelona, Lúcio reúne os requisitos exigidos pela comissão técnica para reforçar a zaga. Como Frank de Boer e Abelardo têm 30 anos, o clube quer um defensor jovem e que saiba sair jogando", revela o repórter Juan Diaz.
Os espanhóis não revelam valores. Mas o Inter já teria recebido proposta de US$ 8 milhões do alemão Bayer Leverkusen por Lúcio. Há algum tempo que o Barcelona observa o zagueiro. Na partida da seleção contra a Colômbia, dia 15 de novembro, um emissário esteve no Morumbi para assisti-lo. Lúcio teve uma atuação exuberante, e o espanhol chegou a Barcelona com as melhores informações. Poderá começar 2001 dividindo o vestiário com estrelas como Rivaldo, os holandeses Kluivert, Overmars e o espanhol Luis Enrique.
O problema do técnico Llorenço Serra Ferrer é que as estrelas brilham apenas no ataque. A defesa apresenta problemas sérios. Sábado, o Barcelona jogou contra o Celta, de Vigo e levou três gols de Catanha, o brasileiro naturalizado espanhol, e conseguiu empatar a muito custo.
Para melhorar a defesa, Serra Ferrer lançou no intervalo o volante Guardiola, que apressou sua recuperação de uma séria lesão no joelho.
Lúcio ocuparia a vaga de ninguém menos que o holandês Frank de Boer. Titular da sua seleção nacional, o zagueiro recebe severas críticas por suas atuações nesta temporada. No sábado, sua desatenção culminou no terceiro gol de Catanha. O outro zagueiro estrangeiro, o nigeriano Okunowo, ainda não jogou esta temporada e será dispensado. Assim como o finlandês Litmanen.
O Barcelona precisa melhorar a campanha no campeonato e foi eliminado na primeira fase da Copa dos Campeões. Por isso, a intenção de abrir os cofres e contratar Lúcio.