Rio - A confiabilidade do novo motor e do novo
câmbio da Jaguar animou o piloto brasileiro Luciano Burti no treino coletivo
da Fórmula 1 realizado nesta terça-feira, no circuito espanhol de Jerez de
la Frontera. Burti 69 voltas com o chassis equipado com as novas peças,
batizado de Jaguar R-1B.
“ Se o motor e o câmbio tinham causado uma boa impressão no
shakedown que fizemos em
Silverstone, na última sexta-feira, hoje deu para ter certeza de que estamos
no caminho certo”, disse o brasileiro, que ficou em 14º na classificação
geral do treino.
O piloto da Jaguar afirmou não saber afirmar qual será a performance
do carro na próxima temporada. “Ainda há bastante espaço para melhorarmos nossa performance. A
preocupação, pelo menos por enquanto, é desenvolver o motor e o câmbio,
independente se isso vai nos colocar na ponta da tabela ou não. O ideal é
fazer bons tempos, mas os testes estão apenas começando.”
Para Burti, a Jaguar está com o cronograma adiantado para a
temporada
2001. “ Na F-1, estar adiantado é obrigação. Assim, testar motor e câmbio
novos já neste mês mostra que a Jaguar evoluiu em relação ao ano passado,
quando o time teve problemas nos testes de pré-temporada”, conta.
A equipe, inclusive, deve lançar seu novo carro, o Jaguar R-2, na
primeira quinzena de janeiro, na Inglaterra. Inicialmente, Burti deveria
testar os pneus Michelin, enquanto seu
companheiro de equipe, o irlandês Eddie Irvine, se encarregaria do
desenvolvimento do Jaguar R-1B.
Mas as funções foram invertidas no treino
desta terça-feira. Assim, o brasileiro não avaliou ainda os novos pneus que
sua equipe usará em 2001. Nesta quarta ou quinta-feira, o brasileiro deve
assumir os trabalhos com os pneus.
Seu companheiro de equipe, no entanto,
testou alguns compostos diferentes, e acabou o dia como o melhor piloto
entre aqueles que usam
Michelin. “Foi um resultado encorajador, mas ainda é cedo para fazer
prognósticos”, concluiu.