Rio - O francês Zinedine Zidane, da Juventus, foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo em 2000. O jogador já havia recebido o prêmio em 1998, quando conquistou a Copa do Mundo com a seleção francesa.
O meia, que foi campeão da Eurocopa neste ano, ganhou a disputa com uma boa margem em relação ao segundo colocado, o português Luis Figo. O português era considerado o favorito, principalmente por conta de sua atuação na Eurocopa 2000.
Zidane somou 370 pontos, sendo escolhido como o melhor do mundo por 59 técnicos, enquanto o jogador do Real Madrid teve 329 pontos e recebeu 38 indicações. O brasileiro Rivaldo, que recebeu o título no ano passado, ficou com a terceira colocação na disputa de 2000, com 263 pontos e 22 votos como o melhor do mundo.
Romário, que reclamou de não estar concorrendo entre os três melhores, terminou na 12ª posição da eleição da Fifa, com 13 pontos -dois votos como melhor do mundo e um como segundo lugar. O lateral-esquerdo Roberto Carlos é o outro brasileiro a aparecer na lista, em 14º lugar, com dois votos para segundo melhor do mundo e seis para terceiro.