São Paulo - Eleito o atleta do ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o tenista Gustavo Kuerten interrompeu suas férias no Havaí por alguns momentos para falar por telefone com a família e agradecer a indicação. Ele revelou ter ficado muito feliz por ter sido escolhido entre tantos atletas e disse que este prêmio fecha uma temporada brilhante. “Este foi o melhor ano da minha vida”, confessou Guga. “E este é mais um prêmio que me deixa feliz e honrado.”
Guga venceu a eleição em que concorria com o iatista Robert Scheidt e o velocista Claudinei Quirino. Na entrega do prêmio, realizada na segunda-feira, ele foi representado por sua avô, dona Olga. O tenista teve em 2000 uma temporada de muitas conquistas, com os títulos de Santiago, Hamburgo, Roland Garros, Indianápolis e, finalizando, a vitória no Masters Cup de Lisboa e a liderança do ranking mundial.
O brasileiro retorna das férias neste fim de semana. Na segunda-feira, já dá início à pré-temporada com o técnico Larri Passos. Este período de treinamento vai até o dia 7 de janeiro, quando Guga embarca para Melbourne para disputar o Aberto da Austrália, a partir do dia 15.
Outro prêmio – Pelo fato de ter terminado o ano de 2000 como número 1 do mundo, Guga recebeu um prêmio extra da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), referente a bônus, no valor de US$ 850 mil. Embora o dinheiro já esteja computado na premiação total da temporada – US$ 4,7 milhões –, ainda não entrou na conta bancária do brasileiro.
O prêmio só será depositado em 2001, caso o tenista atenda a uma série de compromissos já acordados, como participar de ações promocionais como Smash Kiks, disputar todos os torneios do Masters Series e outras obrigações não divulgadas.