Rio - O brasileiro Luciano Burti completou nesta quarta-feira mais um dia de testes pela equipe Jaguar de Fórmula 1, em Barcelona, Espanha. O piloto tentou simular um GP, mas problemas mecânicos no carro o impediram de completar todo o cronograma.
“Essa simulação tem dois objetivos: testar a durabilidade do motor e do câmbio de 2001 e é também uma oportunidade para eu me adaptar às corridas”, explicou Burti, que completou 49 voltas ao longo do dia.
A idéia da Jaguar era simular um warm up (treino de aquecimento) na parte da manhã e completar as 65 voltas do GP da Espanha à tarde. Mas problemas no carro atrapalharam as duas simulações e Burti completou apenas cinco voltas pela manhã e 44 à tarde.
“Pelo menos à tarde conseguimos ter um boa seqüência de voltas sem apresentar problemas”, declarou o brasileiro.
Nos dias de treinos, os pilotos costumam andar em várias séries curtas, de três, quatro ou cinco voltas de cada vez. Neste ano, Burti teve apenas duas experiências em seqüência de voltas longas como desta quarta: no GP da Áustria, quando substituiu Eddie Irvine e fez sua estréia na F-1, e em um treino na semana seguinte, quando simulou um GP em um teste em
Silverstone.
Irvine novamente testou vários compostos do pneu Michelin para pista seca. Nesta quinta-feira, a Jaguar participa do último dia de treinos em Barcelona, dando também oportunidade para Andre Lotterer de testar um F-1.
Patrocinado pela equipe, o piloto corre na F-3 Alemã. Burti, por sua vez, deve continuar desenvolvendo o Jaguar R-1B.