A forte chuva que caiu durante esta quarta-feira, em Jerez de la Frontera, Espanha, permitiu que as equipes de Fórmula-1 testassem vários tipos de pneus para piso molhado. Foi a primeira vez que o brasileiro Luciano Burti, da Jaguar, conseguiu fazer uma avaliação dos pneus Michelin.
“Testamos vários tipos e alguns deles mostraram uma boa adêrencia, ainda mais se levarmos em conta que esse foi o nosso primeiro teste efetivo nestas condições climáticas. Hoje o dia foi perfeito para desenvolvermos os pneus de chuva para o ano que vem”, afirmou.
Tanto Burti quanto o seu companheiro de equipe, o irlandês Eddie Irvine, andaram com o carro de 2000, o Jaguar R-1.
“Fizemos isso para poder comparar melhor os vários tipos de pneu. Se o desempenho melhora, é por causa do pneu e não por conta de uma nova peça do carro de 2001”, disse Burti.
O brasileiro terminou o treino como o décimo mais rápido entre os 17 pilotos que estiveram no treino desta quarta-feira, que começou uma hora e meia depois do horário previsto devido ao mau tempo. Os treinos prosseguem nesta quinta-feira, quando a Jaguar deve testar novos compostos no pneu Michelin e, se o tempo melhorar, o novo câmbio e o novo motor do carro de 2001.