Lausanne - A Uefa vai propor à Fifa a redução de 14 para 11 dias no prazo que os clubes têm para liberar seus jogadores para as seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2002.
O regulamento atual estipula que os clubes devem ceder seus jogadores 14 dias antes do início do Mundial, programado para 31 de maio.
O secretário geral da Uefa, Gerhard Aigner, disse que, se os jogadores forem liberados para as seleções com duas semanas de antecedência, muitos clubes europeus jogarão as rodadas finais de seus campeonatos sem seus principais valores.
"O assunto foi agravado inadvertidamente quando a Fifa adiantou o início do torneio em um dia e eliminou um sábado. Esse dia é crucial para as ligas", declarou Aigner ao finalizar, nesta sexta-feira, uma sessão do Comitê Executivo da Uefa.
"Não existe outra alternativa a não ser pedir à Fifa que libere os jogadores com apenas 11 dias de antecedência. Espero que compreendam nossa posição". afirmou Aigner, ressaltando que a Fifa rejeitou uma proposta de que os clubes sejam obrigados a ceder os jogadores 14 dias antes da estréia das seleções.