CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

'Xuxa capixaba' larga no pelotão de elite da São Silvestre
Quarta-feira, 27 Dezembro de 2000, 18h34
Atualizada: Quarta-feira, 27 Dezembro de 2000, 18h34

Vitória - Uma costureira, de 38 anos, que ganha R$ 186,00 por mês e mora no Morro do Cruzamento, em Vitória, largará no pelotão de elite da Corrida de São Silvestre, entre as maiores feras do atletismo mundial.

Mas quem chamá-la pelo nome de batismo, Luzia dos Santos Guimarães, corre o risco de não ser atendido. A costureira, de pouco mais de 1,5 metro, é uma das mais populares atletas das corridas de rua do Estado e faz questão de ser lembrada como a "Xuxa Capixaba".

O apelido foi dado por amigos em função do penteado, estilo "maria chiquinha", que utiliza para correr, inspirado no da mega-estrela da televisão brasileira. Com um estilo de cruzar a linha de chegada bastante peculiar, caprichando nas coreografias, "Xuxa" é bastante ovacionada em todas as provas de que participa e tem "fãs", segundo ela, em todo o Brasil. "Na Corrida da Pampulha, em Minas Gerais, mais de 2 mil pessoas me aplaudiram", lembrou orgulhosa.

Pelo filho

"Xuxa" é solteira e "não tem tempo para namorar". Trabalha na fábrica Whalezone e sua maior preocupação é a educação do filho, Bruno, de dez anos, integrante da Escolinha da Prefeitura de Atletismo, a quem incentiva a seguir carreira no esporte. Ela já foi a melhor do ranking capixaba, mas interrompeu os treinos por falta de patrocínio. Atualmente é a terceira do ranking. O seu técnico, Austro Holanda Cavalcanti, acredita que, logo, ela lutará pelo título estadual e será uma expoente do país na sua faixa etária, 35 a 40 anos.

A atleta quer constar entre as 50 primeiras da São Silvestre. Para que isso ocorra, acredita que precisará concluir a prova em menos de 1 hora e 10 minutos. A sua melhor colocação foi o 76º lugar obtido em 1988. Ele avisa: atravessa a melhor fase de sua carreira. "Estou bem mais experiente. Esta será a minha sexta São Silvestre. A prova não tem mais segredos para mim", diz.

Com dez anos de carreira, "Xuxa" já conhece a maioria dos Estados brasileiros apenas participando das corridas de rua. Não tem dúvidas de que o esporte é uma das coisas que mais lhe dá prazer na vida. "Depois de um treino, me sinto mais preparada para enfrentar o dia-a-dia. Não consigo me ver novamente longe das corridas", revela.

Troféus

As corridas de rua proporcionaram a "Xuxa" uma coleção de 320 medalhas e 120 troféus, cuidadosamente guardados em sua casa no Bairro Cruzamento, em Vitória. É lá que ela desenvolve, juntamente com amigos, um trabalho voluntário de treinamento de crianças carentes. Nesta temporada, "Xuxa" se orgulha especialmente de dois resultados alcançados. O sexto lugar, em sua faixa etária, na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), e o segundo, também na sua categoria, nas Dez Milhas Garoto.

Um dos sonhos da corredora é conhecer a "Rainha dos Baixinhos". Ela é fã da artista global, a quem considera uma pessoa "de grande coração". Como se notabilizou pelo penteado "maria chiquinha", é com este visual que a atleta pretende correr na temporada de 2001. Quando vai ao cabeleireiro toma muito cuidado para que o penteado seja preservado. "Peço para aparar só as pontas", explicou.

A Gazeta


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
São Silvestre
Tergat luta pelo tetra em corrida com recorde de participantes
Vice de futebol do Atlético-MG fala das mudanças na diretoria
Etiópia e Tanzânia confirmam presença na São Silvestre
Campeã de 99 quer o bi na São Silvestre
Veja lista completa
Atletismo
Corredora é eleita atleta do ano na Rússia
Queniano vence corrida em São Paulo
Confederação de Atletismo fecha contrato de R$ 300 mil
Destaques brasileiros são atração da São Silvestre
Veja lista completa