CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clube dos 13 está dividido entre Eurico e São Caetano
Sábado, 06 Janeiro de 2001, 01h15
Atualizada: Sábado, 06 Janeiro de 2001, 14h25

Rio e São Paulo - A opinião do Clube dos 13 pode não valer nada na reta final da tumultuada decisão da Copa JH. A entidade de clubes se reúne na segunda-feira, em Porto Alegre, para definir o que considera certo para a Copa JH: a realização de um novo jogo, a divisão do título ou considerar um dos clubes campeão.

Mas, como prevê a lei brasileira, a decisão cabe ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que se reúne um dia depois.

O Clube dos 13, inicialmente queria dividir o título. Seria a melhor forma para que se esquecesse logo a Copa JH, criada pela entidade para substituir o Brasileirão em 2000.

Mas uma manobra de Eurico Miranda fez com que três dos sete integrantes do comitê executivo passassem a defender um novo jogo. “O Bahia, o Coritiba e o Atlético-MG estão fechados na defesa de uma nova partida, no Maracanã, no final de janeiro ou começo de fevereiro”, diz Paulo Maracajá, presidente de honra do Bahia e integrante do comitê.

Segundo ele, a CBF baixaria uma portaria considerando que todos os jogadores inscritos pelas equipes na Copa JH, poderiam disputar a nova final, abrindo a possibilidade de os times contarem com os jogadores já negociados, como Claudecir e Japinha, do São Caetano, e Euller, do Vasco.

O Bahia deve favores a Eurico, já que o dirigente do Vasco foi o maior defensor da volta do clube baiano para a Primeira Divisão.

Mas nos bastidores do Clube dos 13 articula-se a tese de dar o título ao São Caetano. Seria uma forma de a entidade sair com a imagem menos arranhada do episódio, que tem em Eurico Miranda, o grande vilão aos olhos de grande parte da opinião pública. A idéia da direção da entidade era de que o cartola vascaíno nem comparecesse à reunião do comitê executivo, mas Eurico já avisou que vai.

Representantes de clubes filiados à entidade defendem o título ao São Caetano. É o caso de Zezé Perrella, presidente do Cruzeiro, Edmundo dos Santos Silva, presidente do Flamengo, e Flávio Raupp, vice-presidente de controladoria do Vitória S.A., parceira do rubro-negro baiano.

“Não há dúvida de que o título é do São Caetano. É só pegar o regulamento da Copa JH e o CBDF. O Clube dos 13 não tem legitimidade para julgar esse caso. Isso cabe ao STJD. A decisão não pode ser política e, sim, técnica”, sustenta Raupp.

O presidente do STJD, Luiz Zveiter, disse que integrantes do Clube dos 13 querem conversar com o magistrado para explicar a posição que será adotada pela entidade. “Querem falar comigo, mas o STJD decide terça-feira, haja o que houver. A palavra final é do tribunal. Eu já tenho minha opinião formada, mas só vou externá-la na terça-feira”, declara Zveiter.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Vasco
Advogado confiante de que título vai ficar com São Caetano
Eurico e Vasco estudam boicote à Rede Globo
Presidente do Vasco diz que Eurico controlava entrada no estádio
Presidente do Vasco depõe na delegacia
Veja lista completa
São Caetano
Advogado confiante de que título vai ficar com São Caetano
Corinthians quer Adhemar e César
Bahia contrata Japinha, do São Caetano
Troféu da Copa JH está em São Januário
Veja lista completa
Copa JH - reta final
Advogado confiante de que título vai ficar com São Caetano
Eurico e Vasco estudam boicote à Rede Globo
Presidente do Vasco diz que Eurico controlava entrada no estádio
Dirigente do Coritiba quer ver súmula da decisão antes de definir voto
Veja lista completa