São Paulo – A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) confirmou nesta segunda-feira a ascensão do brasileiro Gustavo Kuerten da terceira para a segunda posição na Lista de Entrada, o antigo ranking mundial que ainda serve para determinar os tenistas pré-classificados para os torneios da entidade. Guga também está em segundo lugar na Corrida dos Campeões.
Faltando apenas a Masters Cup para encerrar a temporada. Guga soma 3.545 pontos na lista de entrada. Ele ultrapassou o americano Pete Sampras, que caiu para 3.185 depois de desistir de disputar a temporada de torneios em quadras rápidas e cobertas na Europa. Ele só volta às quadras para a disputa em Lisboa, onde espera recuperar o trono.
A liderança da Lista de Entradas é do russo Marat Safin, que tem 3920 pontos. Ele também lidera na Corrida dos Campeões, o novo ranking do tênis, e vai tentar pela primeira vez na carreira terminar como número 1 do mundo na competição portuguesa, que começa na terça-feira.
O sorteio que vai definir os grupos da Master Cup acontece na noite desta segunda-feira. Guga e Safin são cabeças-de-chave e não vão se enfrentar na primeira fase, que é diferente da maioria dos torneios de tênis. Nessa competição, os oito classificados são divididos em quatro grupos de quatro e jogam entre si na primeira fase. Após as três partidas, os dois primeiros avançam para as semifinais.