Porto Alegre - Gustavo Kuerten vem encantando os brasileiros desde 1997, quando levantou o troféu de campeão de Roland Garros pela primeira vez. Mas nem o título de número 1 do mundo fará com que seus compatriotas possam assisti-lo em 2001 pelos canais abertos de televisão.
Raríssimas serão as oportunidades: seus jogos em Roland Garros e, se chegar lá, a semifinal e a final do Aberto da Austrália.
Isso graças à parceria entre a Koch Tavares e a Rede Record. A Koch Tavares, há 15 anos proporcionando a transmissão de jogos de tênis no Brasil, comprou os direitos do Aberto da Austrália e de Roland Garros. Mas, como esses dois torneios serão transmitidos pela ESPN/International, existem restrições à transmissão da Record. No caso da Austrália, apenas as semifinais e as finais, masculinas e femininas. Em Roland Garros, poderá ser transmitido o jogo de apenas um brasileiro –no caso, Guga– e nunca em horários nos quais a mesma ESPN/International esteja passando o torneio francês. A Koch Tavares detém também os direitos das semifinais e da final do torneio de Barcelona, em abril, e de Los Angeles, em julho.
O Sportv, segundo sua assessoria de comuniação, pode transmitir a Copa Davis, os nove torneios da série Masters, as etapas da Copa Ericsson (circuito latino-americano) e a Federation Cup (a versão feminina da Davis). A princípio, todos esses eventos irão ao ar, e não está descartada a negociação para a transmissão de outros. A Rede Globo teria adquirido os direitos de Wimbledon e do Aberto dos Estados Unidos e ainda estuda a possibilidade de colocar em canal aberto algumas partidas de Guga.
O tempo de duração de um jogo de tênis, sempre indeterminado, costuma ser o empecilho apresentado por quem decide sobre o que passar nas TVs. Mas não é só isso: como a programação dos jogos costuma ser definida às vésperas e sem pontualidade no horário, complica o acesso ao satélite que retransmite os sinais. Somente durante as copas do mundo de futebol e as Olimpíadas esses canais ficam abertos 24 horas por dia.
Se não houver nenhuma reviravolta nas programações das TVs de canais abertos, o desempenho de Guga continuará restrito às TVs a cabo.