São Paulo - A Prost Grand Prix confirmou para esta segunda-feira, em Magny-Cours, o início dos testes com o AP 04, carro que o francês Jean Alesi e o argentino Gastón Mazzacane pilotarão no próximo campeonato. Alesi está encarregado de conduzir o shake-down. Os primeiros treinos se estenderão até terça-feira.
O AP 04 foi concebido por Loic Bigois, encarregado do projeto mecânico, e por Henri Durand, especialista em estudos aerodinâmicos contratado junto à McLaren. Segundo o piloto brasileiro Pedro Paulo Diniz, um dos diretores da Prost, o novo modelo tem poucas heranças do AP 03, que fracassou no ano passado. "A aerodinâmica passou por uma profunda reformulação, já que ela foi a grande responsável pelo fraco desempenho do carro", lembra Diniz, que elogiou a equipe pela rapidez com que finalizou o AP 04. "Estávamos atrasados, mas depois da chegada do diretor-geral Joan Villadelprat o ritmo aumentou e vamos começar a testar antes de várias equipes."
Diniz disse que o maior desafio dos projetistas nesta temporada será fazer com que os carros sejam mais rápidos que no ano passado apesar das mudanças no regulamento técnico. "Como os testes de impacto determinados pela FIA se tornaram mais severos, o monocoque ficou mais pesado, não só na área do santantônio como nas laterais. Os sidepods, aquelas barrigas no lado do carro, estão bem maiores e terão forte influência na aerodinâmica", afirmou.
Diniz afirmou também que a performance não faz parte das preocupações da Prost em Magny-Cours. "O shake-down serve para uma checagem geral de todos os sistemas. A idéia é ver se está tudo funcionando sem problemas, se o câmbio casa com o motor, se a lubrificação está perfeita, enfim, fazer o carro andar", explicou. Será também a primeira vez que a Prost experimentará o motor e o câmbio fornecidos pele Ferrari. O primeiro confronto com os rivais está marcado para a próxima semana em Barcelona.