Porto Alegre - Devaneios mesmo só para segurar Ronaldinho no Olímpico. No mais, os investimentos serão modestos. Seguindo política austera, o Grêmio trata em silêncio da contratação do atacante Romualdo, 25 anos, do Gama. Em princípio, a vinda seria por empréstimo. A direção não confirma o negócio, cuja definição deverá ocorrer esta semana.
Romualdo foi um dos grandes nomes do Gama nos dois últimos campeonatos nacionais. Despontou em 1999 ao marcar um lindo gol na surpreendente vitória sobre o Palmeiras, de Felipão, no Parque Antártica. Driblou três zagueiros antes de concluir a gol.
No primeiro semestre de 2000, disputou o Paulistão pelo Guarani-SP. Na Copa João Havelange, marcou sete gols. Assim como Lúcio, ex-Inter, Romualdo se destacou no futebol de Brasília. "Estamos dispostos a emprestar o jogador neste primeiro semestre, com passe fixado. Se não houver interesse na compra, ele volta para disputar o Campeonato Nacional", explica o presidente do Gama, Wágner Marques, que ganhou notoriedade na briga judicial com a CBF para manter o Gama na primeira divisão.
A demora nos reforços inquieta o técnico Tite. Ontem, sete jogadores amadores da região completaram o time reserva no treino tático. A maior urgência é pela aquisição de um quarto-zagueiro. Nenê só voltará no segundo semestre. Alex Xavier e Fabrício são as únicas alternativas. A hipótese de incluir algum jogador na venda de Paulo Nunes para o Corinthians reduziu-se drasticamente. A lista de jogadores apresentada pelos paulistas foi recusada de imediato.
Por enquanto, Tite se desdobra com o reduzido grupo de 17 jogadores disponíves, já que Fábio Baiano não está liberado. No treino de ontem, eram 15. Roger e Marinho foram poupados. Rodrigo Mendes ganhou a vaga de titular. Formará o ataque com Warley. Ronaldinho será meia, quase um terceiro atacante.
Tite refuta a idéia de um time muito ofensivo. Rodrigo Mendes, além de atacar, entra em campo com a missão de acompanhar os avanços do lateral-direito. Outra mudança será a entrada de Sandro Neves na lateral-esquerda. Roger, apesar treinar bem, será preservado. Está há cinco meses sem atuar.