Rio - O russo Marat Safin, líder do ranking de entradas da ATP, conseguiu se classificar para as quartas-de-final do Torneio de Milão, na Itália. O cabeça-de-chave número 1 da competição derrotou nesta quinta-feira o belga Xavier Malisse, por 2 sets a 1 (3-6, 6-3, 7-5), e seu próximo adversário é o britânico Greg Rusedski.
O Torneio de Milão é disputado em quadras cobertas de carpete, tem premiação de US$ 375 mil e dá ao vencedor 35 pontos na Corrida dos Campeões.
Com o resultado, Safin vai se distanciando de Guga no ranking de entradas da ATP. O russo havia conseguido ultrapassar o brasileiro em 40 pontos depois do Aberto da Austrália.
Safin começou mal a partida e foi derrotado no primeiro set por 6 a 3. Ele se recuperou mas pareceu ter perdido a concentração no fim do jogo, desperdiçando três chances de fechar a partida -- ele reclamou da decisão do árbitro nesses três pontos.
“ Foi um jogo difícil, mas estou satisfeito. Espero conseguir esquecer esse jogo. Minha atuação no primeiro set não foi do meu nível”, disse Safin, que pretende se vingar em Milão da derrota para Rusedski nas oitavas-de-final do Masters Series de Stuttgart do ano passado. “Será um jogo muito complicado, principalmente neste piso, onde é difícil devolver o primeiro serviço. Ele também gosta de ir à rede e jogar bolas baixas. Será duro, mas nada é impossível. Porém, precisarei jogar melhor.”
Rusedski, que eliminou o brasileiro Gustavo Kuerten na segunda rodada do Aberto da Austrália, chegou às quartas-de-final ajudado pela desistência do suíço Marc Rosset. O britânico venceu o primeiro set da partida, por 6 a 3, e o oitavo cabeça-de-chave da competição teve de abandonar o jogo após perder o primeiro game do segundo set, por causa de uma lesão nas costas. Como Safin, Rusedski espera um jogo equilibrado na luta pela vaga nas semifinais.
“Eu o derrotei em Stuttgart na última vez que nos enfrentamos e ele me venceu em Boston antes disso. As duas partidas foram equilibradas e acho que isso acontecerá novamente. Ele é um excelente jogador e a partida deverá ser muito boa”, falou Rusedski.
O outro confronto já definido das quartas-de-final é Julien Boutter (Fra) x Jan-Michael Gambill (EUA). O francês derrotou nesta quinta-feira o compatriota Fabrice Santoro, por 2 sets a 0 (7-6 (7-4), 6-4); o americano venceu na quarta-feira o espanhol Sergi Bruguera, também por 2 a 0 (6-3, 7-5).