Belo Horizonte - Cruzeiro, Atlético, América e a Administração dos Estádios de Minas Gerais (Ademg) não chegaram a um acordo, nesta sexta-feira, para a exploração de placas de publicidade e taxas no Mineirão.
O impasse permanece, mesmo com a interferência de deputados estaduais, que promoveram na sexta um encontro na Assembléia Legislativa. Por isso, os jogos, em Belo Horizonte, continuam sendo disputados no Independência, como a rodada dupla de amanhã, com Atlético x Ipatinga, às 16 horas, e América x Uberlândia, às 18h15, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro _ o Mineirão continua fechado.
Durante a reunião, que durou mais de duas horas, os clubes oficializaram uma proposta para a utilização do estádio, que ficou de ser analisada pela diretoria da Ademg. Os clubes pretendem pagar R$ 10 mil de aluguel pela utilização do estádio, além de 15% da comercialização da publicidade e 10% da arrecadação bruta dos jogos.
“Se houver boa vontade política, vamos ter em breve um acordo. E pelo que estou sentindo acho que existe essa disposição", prevê o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Alvimar Oliveira Costa. Pelo acordo firmado no ano passado, os clubes pagavam R$ 70 mil de aluguel, 10% de exploração das placas de publicidade e outros 10% da renda bruta à Ademg.
O Cruzeiro, que vai disputar a Copa Libertadores da América, já apresentou à Confederação Sul-Americana de Futebol o Estádio Epaminondas Mendes Brito, o Ipatingão, em Ipatinga, no Vale do Aço, como opção para mandar seus jogos na competição.
Novo encontro
Além disso, ficou decidido também que haverá nova rodada de negociações, agora envolvendo diretamente o governador do Estado, Itamar Franco. O presidente da Assembléia Legislativa, Antônio Júlio (PMDB), ficou de agendar encontro nos próximos dias com o secretário de Estado da Casa Civil, Henrique Hargreaves, braço direito de Itamar Franco.
Da reunião participaram também o presidente do Atlético, Nélio Brant; Delson Tolentino pelo Conselho Gestor do América e o presidente da Ademg Flávio Anielo Modenesi.