São Paulo – Zico, ex-craque do Flamengo e da seleção brasileira, se mostrou contra a idéia da CBF de aposentar a camisa 10 em homenagem ao ‘atleta do século’ Pelé.
“Não acho correto imortalizar a camisa 10. Grandes jogadores já honraram esta camisa depois do Pelé e antes, como o Jair da Rosa Pinto e, agora, o Rivaldo, que foi eleito recentemente o melhor jogador do mundo exatamente usando a camisa 10 da seleção”, afirmou Zico, em entrevista à rádio Bandeirantes de São Paulo. “A melhor homenagem a ser dada para o Pelé é de poder dar a outros jogadores vestirem a camisa”, completou.
Para o também ex-camisa 10 da seleção, nas Copas de 82 e 86, praticamente todas as camisas teriam que ser aposentadas. “Considero o Pelé um fenômeno, mas também o Garrincha. Então, a camisa 7 também tinha que ser imortalizada. E também outras camisas, já usadas por Zizinho, Nilton Santos, Gilmar...”, disse. “Só espero que isto esta atitude da CBF esteja sendo feito por interesse”, falou, se referindo ao recente pacto de paz feito entre Pelé e Ricardo Teixeira, presidente da CBF.
Zico acredita que para as gerações pós-Pelé é uma motivação a mais poder usar a camisa 10. “Acho que é um orgulho para uma nova geração vestir a camisa que foi de um grande atleta”, concluiu.