Rio - Em uma partida marcada pelas grandes atuações dos goleiros e por uma briga no fim da etapa inicial, Grêmio e Santa Cruz empataram por 0 a 0, na noite desta quinta-feira, no Estádio dos Plátanos, em jogo válido por uma rodada atrasada do primeiro turno do octogonal final do Campeonato Gaúcho de 2001.
Com o resultado, o Tricolor chega ao clássico Gre-Nal do dia 1º de abril com três pontos a mais que o Internacional - sem o atacante Marcelinho Paraíba, que foi expulso. Agora, o Grêmio soma 13 pontos e lidera a tabela de classificação do Gauchão, enquanto o Inter, com dez pontos ganhos, encontra-se em segundo lugar. O Santa Cruz, que nesta noite teve a estréia do técnico Chicão, permanece na sexta colocação, com seis pontos.
O Grêmio começou o confronto dominando as ações de meio-de-campo, porém sem conseguir criar oportunidades reais de gol. Mas a primeira jogada de perigo foi do time da casa, através do atacante Rogério - ele disparou uma bomba, da intermediária central, no ângulo esquerdo do goleiro Danrlei, que executou uma bela defesa e mandou a bola a escanteio.
No minuto seguinte, o lateral Rubens Cardoso desceu pelo flanco esquerdo, chutou e o goleiro Luciano espalmou. Aos 22', o Tricolor quase marcou o primeiro gol: o lateral-direito Itaqui apanhou um rebote, na entrada da área, e enviou um petardo, cruzado, que explodiu na trave direita de Luciano. Itaqui cruzou, aos 30', da intermediária direita, e o atacante Marcelinho Paraíba, da risca da pequena área, chutou em cima de Luciano.
No fim do primeiro tempo, o Grêmio desperdiçou um pênalti: o meia Tinga, aos 43', foi derrubado pelo lateral-esquerdo Gérson. O meia Zinho cobrou a penalidade, com grande potência e no ângulo esquerdo, e Luciano se espichou todo e espalmou para a linha de fundo.
Depois desse lance, começou uma discussão entre Luciano e Marcelinho Paraíba. A desordem se generalizou entre os jogadores de ambas as equipes, e o árbitro Carlos Simon acabou expulsando o volante Roberto e Marcelinho Paraíba.
Era mesmo uma noite de azar para Zinho. O meia invadiu a área, aos 8' minutos da etapa final, e, na saída de Luciano, chutou, a bola raspou no goleiro do Santa Cruz e bateu na trave direita.
Mais equilibrado em campo do que no primeiro tempo, o Santa Cruz procurava pressionar o Tricolor. Em uma cobrança de falta, aos 14', da intermediária direita, o meia Luís Américo alçou à área, o zagueiro Paulinho cabeceou e a bola tocou no travessão.
Aos 28', Tinga roubou uma bola no setor intermediário e passou para o meia Rodrigo Mendes, que havia substituído Zinha. Rodrigo Mendes, do lado esquerdo da área, chutou, rasteiro e cruzado, e a bola foi para fora.
O atacante Everaldo entrou lugar do centroavante Sandro Gaúcho e deu uma maior movimentação ao Santa Cruz. Everaldo, aos 35', fez uma bonita jogada e, da meia lua, disparou um torpedo, no ângulo direito, e Darnlei espalmou, realizando mais uma bela defesa.