São Paulo - Pela primeira vez em muitos Grande Prêmios, pelo menos nos seis que venceu recentemente, Michael Schumacher não foi o melhor piloto da Fórmula 1. O colombiano Juan Pablo Montoya foi o mais rápido e o mais espetacular, enquanto o escocês David Coulthard levou a vitória e o título de mais competente.
O escocês ganhou a corrida na base da esperteza. Ele apostou na chuva.
``As condições eram incrivelmente difíceis, por isso decidimos por um compromisso no acerto do carro. Eu tinha um carro regulado para a chuva, mas consegui me manter perto dos líderes mesmo na pista seca'', disse o piloto da McLaren.
``Rezei pela chuva e ela acabou vindo. Foi muito importante essa vitória, pois nos mantém perto da Ferrari na corrida pelo título. Foi minha décima vitória e um presente para minha irmã, que faz aniversário'', disse Coulthard, falando mais do que o costume e recusando-se a classificar o GP Brasil como o mais importante de sua vida.
Coulthard sabe que contou com a sorte do acidente de Montoya, o verdadeiro senhor do GP Brasil. Ele liderou a prova da terceira até a 39a. volta, quando foi tocado por Jos Verstappen.
``Normalmente gosto de ganhar as corridas direto, pelos meus próprios meios, mas desta vez não vou reclamar da sorte'', disse o escocês.
Mesmo sem condições de acompanhar o ritmo do colombiano, Coulthard não deixou de cravar uma ultrapassagem espetacular sobre Schumacher na 50a. volta da prova. Ele recuperou a liderança sobre Michael Schumacher na entrada do S do Senna. Tarso Marques vinha na frente e abriu para a passagem dos líderes. Só deixou, porém, espaço para um carro, por onde Coulthard passou, ultrapassando Schumacher e Tarso.
``A Minardi abriu mas não tinha espaço suficiente para dois e não sabia se ele iria abrir mais. Tive que diminuir a velocidade e acabei fazendo a volta por fora, sem chances para me defender'', afirmou Schumacher.
Com 20 pontos no campeonato e 19 de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Mika Hakkinen, Coulthard deve se tornar em breve a principal opção da McLaren na disputa pelo título.
Schumacher é o líder na classificação, com 26 pontos.