São Paulo - O escocês David Coulthard venceu neste domingo o GP Brasil disputado em Interlagos, e interrompeu uma série de seis vitórias consecutivas de Michael Schumacher na F-1. Essa foi também o primeiro triunfo da McLaren em 2001 depois de duas vitórias ferraristas nas primeiras corridas.
Schumacher teve bastante problema e ficou em segundo. Nike Heidfeld, da Sauber, foi o terceiro. Olivie Panis, da BAR, acabou em quarto, Trulli, em quinto e Fisichella, em sexto.
O brasileiro Rubens Barrichello abandonou na terceira volta ao errar a freada e bater no carro de Ralf Schumacher. Os problemas do piloto começaram antes da prova. Quando estava se dirigindo para o grid, a sua Ferrari quebrou. Ele teve que correr para pegar o carro reserva, que estava ajustado para Schumacher.
Na largada, Mika Hakkinen não conseguiu sair. Sua McLaren ficou parada na pista e obrigou a entrada do carro de segurança. Rubinho largou mal e caiu para oitava posição. Schumacher manteve a ponta. Os carros ficaram sem poder ultrapassar até a terceira volta.
Foi na relargada que a corrida começou a ganhar ares inesperado. Montoya saiu bem e ultrapassou Schumacher. O colombiano apostou em fazer apenas uma parada e assim pôde seguir na ponta. Schumacher teve que parar na 25ª volta e caiu para o quinto lugar.
Montoya se manteve na frente até a 39ª volta, quando Verstappen também se atrapalhou com a freada e acertou o colombiano. Os dois saíram da pista e Coulthard ganhou a ponta. Schumacher já estava em segundo.
O piloto da McLaren parou no boxe na 41ª volta e ainda retornou na ponta. Na 45ª volta, começou a chover forte. Schumacher foi para o boxe e colocou pneus de chuva. Coulthard saiu na 48ª também para colocar pneu de chuva, permitindo que o alemão ganhasse a ponta.
Mas a alegria da Ferrari durou pouco. Na volta seguinte, Schumacher rodou, conseguiu segurar o carro, mas permitiu que Coulthard colasse. No S do Senna, o piloto da McLaren ultrapassou a assumiu a ponta.
Com o carro desequilibrado, Schumacher ainda rodou mais uma vez, conseguiu voltar para pista, mas não apresentou perigo para Coulthard.
Os brasileiros Enrique Bernoldi e Luciano Burti também abandonaram. Tarso Marques, da Minardi, chegou em 9º.