Alexandre Rodrigues
Porto Alegre - O Vasco deixou o Clube dos 13. O presidente do clube carioca, Eurico Miranda, compareceu esta tarde à reunião dos dirigentes da entidade, em Campinas (SP), e formalizou o desligamento. Eurico já estava afastado do Clube dos 13 desde janeiro, mas havia a expectativa de que o clube apenas indicasse um novo representante e continuasse filiado.
Os problemas entre Eurico Miranda e o Clube dos 13 surgiram em janeiro durante a discussão sobre o que seria feito após a interrupção da final da Copa João Havelange. Segundo um dirigente da entidade, o vascaíno defendia a realização de um novo jogo, mas havia presidentes de clubes que queriam que o São Caetano fosse o campeão. Na época, o cartola do Vasco renunciou à vice-presidência do Clube dos 13, apesar de sua tese ter vencido e o seu time acabado campeão na nova partida.
Na reunião desta tarde, Eurico Miranda reclamou também da falta de apoio dos dirigentes ao Vasco na guerra contra a TV Globo, que vem fazendo uma série de denúncias contra o clube e seu presidente. Ele fez questão de ir a Campinas para formalizar a saída da equipe carioca. Numa reunião realizada em fevereiro, em Porto Alegre, o Vasco simplesmente não enviou representante. Zezé Perrela (Cruzeiro) foi eleito, na reunião desta tarde, para a vice-presidência, no lugar de Eurico.
Confira a íntegra da carta apresentada e assinada por Eurico Miranda:
“O CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA, por seu Presidente, serve-se da presente para formalizar expressamente o seu desligamento do ‘Clube dos 13’.
Nossa saída prende-se a inúmeras irregularidades por nós apontadas e que não sofreram a menor interferência e consideração desta direção, o que deixa o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA na situação de rever e discutir tais fatos na forma judicial cabível.
Em função da retirada do CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA, fica esta entidade notificada de que ninguém e nenhuma empresa, a que título for, tem poderes e direitos de responder, negociar ou receber qualquer tipo de valor sob que título seja em seu nome.
Adite-se que a partir da presente, o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA far-se-á representar por seu Presidente ou Diretor a ser indicado legalmente, nas negociações e estabelecimento de critérios de divisões de cotas ou similares a fim de que sejam fixadas as participações do CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA nos eventos que venha participar.
Registre-se ainda que a utilização dos símbolos do CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA fica desautorizada ao Clube dos 13 a partir desta data.”