Rio - Será editado na próxima terça-feira, dia 8 de maio, um decreto do Município do Rio de Janeiro criando um grupo de trabalho (envolvendo as Secretarias de Fazenda, Procuradoria, Governo e Esporte e Lazer) que terá como objetivo o suporte financeiro aos grandes clubes cariocas. O grupo, que contará com a participação dos clubes, será responsável pela administração de um fundo com valor estimado em US$ 4 milhões -- proveniente da receita publicitária da Prefeitura do Rio -- a ser usado de acordo com regras estabelecidas em acordo entre as partes.
O deputado federal Rodrigo Maia, do PFL, autor da proposta, estará se reunido com os clubes nesta sexta-feira para apresentar os termos que serão discutidos pelo grupo de trabalho.
De acordo com o deputado, várias propostas serão estudadas, entre elas a administração do futebol fora dos clubes -- não sendo permitida a utilização dos recursos em esportes amadores -- , prestação de contas através de auditoria externa e transparência total quanto à utilização da parcela do fundo, que deve ter prioritariamente função social e/ou de suporte às categorias de base. Outra condição a ser avaliada pela comissão é de que os clubes favorecidos deverão jogar a maior parte de suas partidas na cidade do Rio de Janeiro.
Segundo Rodrigo Maia, a previsão para o início de uso do fundo pelos clubes será o início de 2002, depois que a proposta tiver passado por todos os trâmites burocráticos.