São Paulo - A inédita classificação do Botafogo-SP para as finais do Campeonato Paulista trouxe alegria e preocupação para Ribeirão Preto. O entusiasmo depois do empate com a Ponte Preta levou a torcida a comemorar nas ruas de Ribeirão, principalmente no bairro de Vila Tibério, reduto botafoguense. No domingo à noite, durante o programa Cartão Verde, da TV Cultura, o técnico da Seleção Brasileira, Emerson Leão, declarou que irá torcer para o Tricolor nas finais do Paulistão.
“Torço para o Botafogo pois sou filho de Ribeirão Preto e espero vê-lo vencer o Corinthians”, disse Leão.
A preocupação em Ribeirão refere-se justamente ao adversário da final. Na opinião do técnico Lori Sandri, o Corinthians, embalado por uma vitória histórica e jogando por dois empates, será um time difícil de ser vencido.
“Nossa vantagem é ter uma semana inteira para trabalhar, enquanto o Corinthians jogará pela Copa do Brasil. Mas mesmo assim serão dois jogos muito difíceis. Teremos que mostrar a mesma raça que mostramos contra a Ponte Preta”, explicou o técnico do Botafogo.
Para que a missão do time do interior não fique ainda mais difícil, a diretoria do clube está tentando levar um dos jogos da final para Ribeirão Preto. Ricardo Ribeiro, presidente do Botafogo, defende que a primeira partida das finais seja no estádio Santa Cruz.
“Além de ter ótima capacidade, nosso estádio já recebeu jogos importantes, inclusive uma final de Campeonato Paulista em 95, quando o Palmeiras e o próprio Corinthians decidiram. Seria um grande contra-senso não podermos jogar em casa agora”, afirmou Ribeiro.
Do outro lado, o Timão faz pressão para jogar as duas partidas no Morumbi.
“Já jogamos muito no interior. O Morumbi é o palco perfeito para as finais”, disse o vice-presidente de futebol do Corinthians, Antonio Roque Citadini.
O mando dos jogos é da Federação Paulista de Futebol. A entidade decidirá nos próximos dias os estádios das partidas finais.