Belo Horizonte - Numa rodada emocionante, Atlético e América se classificaram no domingo para a decisão do Campeonato Mineiro de 2001. Os dois times poderão ter uma revanche das finais do Estadual de 1999, quando após três jogos muito disputados, o Galo acabou ficando com o título.
Naquela oportunidade, numa melhor de cinco pontos, o América venceu a primeira partida por 2 a 1. No segundo jogo, houve empate em 1 a 1, com o Coelho desperdiçando muitas chances e esbarrando no goleiro Kléber, hoje reserva de Velloso, e deixando escapar a chance de levantar a taça. O castigo veio no terceiro jogo, quando o Atlético venceu por 1 a 0, num pênalti contestado pelos americanos. Os dois times ficaram iguais em pontos e saldo de gols nas finais, mas o título ficou com o Galo, que tinha a vantagem por ter feito melhor campanha em toda a competição.
Agora, a exemplo de 1999, o Galo volta a ter a melhor campanha da competição. No entanto, este ano, isso lhe dá apenas o direito de ter o mando de campo na segunda partida, o que não deverá representar vantagem, já que os dois jogos finais devem ser disputados no Mineirão.
O jovem time do América chega às finais, depois de ter estado ameaçado até de rebaixamento na Primeira Fase. Se os times empatarem em pontos e saldo de gols, o título será decidido em disputa de pênaltis. Os dois jogos finais serão disputados nos próximos dois domingos e a expectativa é de muita emoção, como há dois anos.