São Paulo - O Palmeiras saiu na frente, mas com a expulsão de Magrão no primeiro tempo o Cruzeiro conseguiu virar para 3 a 2 nesta quarta-feira, no estádio Parque Antártica, pelas quartas-de-final da Copa Libertadores. Lopes, que marcou três, empatou aos 45min do segundo tempo.
Com o resultado, quem vencer no jogo de volta na próxima quarta-feira leva a vaga. Empate leva a decisão para os pênaltis.
O Cruzeiro começou um pouco melhor no primeiro tempo, principalmente pela disposição de brigar pela posse de bola. O Palmeiras ficava espremido no campo de defesa e não conseguia sair com a bola.
Mesmo assim, foi o Verdão que abriu o placar. Aos 17min, depois de uma bela tabela no ataque palmeirense, Alex tocou para Lopes, Cris tentou dar uma bicicleta para cortar e falhou. A bola sobrou para o atacante do Palmeiras, que bateu no canto direito de André
A vitória do Palmeiras começou a ir pelo ralo aos 36min, quando Magrão fez falta em Ricardinho e, como já tinha cartão amarelo, levou o vermelho. Com um a menos, o time de Celso Roth levou a virada em dois minutos. Aos 41min, Oséas lançou para Neném na direita, que bateu. André espalmou, mas a bola sobrou para o próprio Oséas, que só empurrou para as redes. Aos 43min, a defesa do Palmeiras parou pedindo impedimento, Geovanni recebeu livre no meio-de-campo e bateu forte de fora da área, sem chances para Marcos.
Para o segundo tempo Roth tentou equilibrar o time, colocando o volante Fernando no lugar do atacante Juninho. O time mineiro seguiu melhor quase ampliou aos 6min. Neném cruzou da direita, Geovanni, livre na área, bateu de primeira para fora. Aos 11min, Roth trocou Fábio Júnior por Muñoz, na tentativa de dar mais velocidade à equipe palmeirense.
Aos 12min o Palmeiras quase empatou. Lopes desceu com velocidade pela direita e tentou de cobertura. A bola passou raspando o travessão. Mas aos 17min Lopes não errou o alvo. Ele arrancou pela esquerda, ganhou de Luisão e bateu no ângulo, empatando o jogo.
O Cruzeiro ficou perto de marcar mais um aos 23min. Jorge Wagner, que entrou no lugar de Cléber Monteiro, recebeu na esquerda e mandou "um tiro". A bola bateu na trave, depois de um leve toque de Marcos. Sentindo que poderia vencer a partida, o técnico Luiz Felipe Scolari colocou com Marcelo Ramos no lugar de Nené. E o Palmeiras foi obrigado a tirar Alex, que sentiu contusão. Tuta entrou no lugar do meia.
A troca de Felipão deu certo. Marcelo Ramos sofreu falta perto da área. Jorge Wagner cobrou com perfeição, sem chances para Marcos, aos 37min. Aos 45min, a torcida palmeirense começava a desistir, mas aconteceu o empate. Lopes toca para Tuta, que devolve. O atacante bate forte, empatando o jogo.