Rio - O risco de apagão continua causando prejuízos ao esporte. Depois de os jogos à noite serem proibidos pelo Governo Federal, a CBF se viu obrigada a transferir algumas partidas do Campeonato Brasileiro para cidades que não precisarão se adequar ao plano de racionamento de energia. Com isto, antes mesmo de a competição começar, a tabela já sofreu seis alterações.
As mudanças começarão pela primeira rodada, em 1º de agosto: Flamengo x Ponte Preta sai do Rio de Janeiro para Florianópolis, enquanto Corinthians x Vitória, que aconteceria em São Paulo, será agora em Londrina. A capital catarinense receberá ainda Botafogo e Sport, em 29 de agosto, pela oitava rodada. Já a cidade paranaense terá mais três partidas: Corinthians x Santa Cruz, dia 19 de setembro, pela 12ª rodada, Santos x São Paulo, em 3 de outubro, pela 15ª rodada, e Palmeiras x Santos, em 10 de outubro, pela 17ª rodada.
Segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que anunciou as alterações na noite desta quarta-feira, na sede da entidade, no Rio, outras partidas podem ser transferidas, em razão do risco de apagão. O Palmeiras também foi afetado pelas mudanças, mas não pelo risco de falta de energia. Com o adiamento do Mundial de Clubes da Fifa, deste ano para 2003, o clube paulista não terá mais a necessidade de antecipar seus três primeiros jogos no Campeonato Brasileiro, que, desta forma, começará mesmo no dia 1º de agosto.
Teixeira anunciou ainda que a CBF está dando total apoio ao governo no plano de racionamento de energia. Tanto que começará a poupar nas dependências da entidade. A começar pela sede e pela Granja Comary, em Teresópolis, locais onde serão instalados geradores. Por conta da possibilidade de apagão, a CBF não descarta mudar o local da partida da Seleção Brasileira contra o Paraguai, dia 15 de agosto, pelas Eliminatórias para a Copa de 2002. O jogo, marcado para o Rio, pode ser transferido para Curitiba.