Florianópolis - Os clubes de futebol de Santa Catarina preferem disputar campeonatos estaduais aos regionais, segundo informou o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim de Pádua Peixoto.
O dirigente já demonstrou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) seu descontentamento diante da decisão de que os grandes clubes só disputarão os campeonatos regionais.
"Deixei bem claro aos dirigentes do futebol brasileiro que considero a medida um absurdo. É a falência do nosso futebol", afirmou, considerando que "campeonatos sem os maiores times não têm público e nem patrocinadores".
Santa Catarina tem dez clubes que disputam o Campeonato Estadual: Criciúma, Avaí, Joinville e Figueirense - os maiores; Marcílio Dias e Tubarão - médios; e Kindermann, Chapecoense e Alto Vale são considerados os clubes pequenos.
O Joinville e o Criciúma já estão classificados para a Copa Sul-Minas, que reúne os maiores times da Região Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), Minas Gerais e Espírito Santo.