Rio - Membros do Comitê Olímpico Internacional receberam ameaças de organizações clandestinas contra uma eventual votação favorável à realização dos Jogos Olímpicos de 2008 em Beijing, na China, segundo informou o diretor geral do COI, François Carrad, nesta sexta-feira. Segundo ele, a entidade recebeu cartas enviadas supostamente por uma facção do Congresso da Juventude Tibetana.
Beijing é uma das três cidades favoritas para a eleição da sede dos Jogos Olímpicos de 2008 - Paris e Toronto (Canadá) são as outras duas. Correm por fora Istambul e Osaka. A votação será realizada em Moscou, no mês que vem. A candidatura da China tem encontrado resistência de grupos que criticam os antecedentes desse país, referentes ao tratamento com os direitos humanos.
Ainda de acordo com François Carrard, as cartas foram entregues à polícia, e serão investigadas. “Certamente não podemos ignorá-las”, disse o dirigente.
No mês passado, policiais prenderam em Nova Delhi manifestantes do Congresso da Juventude Tibetana, que faziam manifestação diante da embaixada da China para protestar pelo 50o. aniversário da ocupação chinesa no Tibet.