Rio - A CBF vai apresentar nesta terça-feira, às 10h, no Hotel Ceasar Park, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, o calendário quadrienal do futebol brasileiro. Estarão presentes ao evento o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, o ministro dos Esportes, Carlos Melles, o ex-jogador Pelé, o presidente de honra da Fifa, João Havelange, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Eduardo José Farah, dentre outras personalidades do futebol.
O calendário vai apresentar algumas novidades. Os campeonatos estaduais servirão apenas de acesso para os torneios regionais. O Torneio Rio-São Paulo terá a participação de 16 equipes, sendo nove de São Paulo e sete do Rio de Janeiro. A Copa Sul-Minas também terá 16 equipes, sendo quatro de Minas Gerais, quatro do Paraná, quatro do Rio Grande do Sul e quatro de Santa Catarina. O Campeonato do Nordeste terá a mesma fórmula de disputa e o mesmo número de participantes de 2001. Será criada a Copa Centro-Norte, que contará com equipes do Centro-Oeste, do Norte e do Espirito Santo.
A Copa Mercosul deverá ser extinta, mas se não for, não deverá contar com a participação de equipes brasileiras em 2002. Já a Copa Libertadores do próximo ano poderá ter seis times do Brasil, sendo o campeão da Copa dos Campeões, o campeão da Copa do Brasil e os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.