São Paulo – A Seleção Brasileira começou mal a Copa América. Nesta quinta-feira, os brasileiros perderam para o México por 1 a 0, em Cali, na Colômbia, pelo grupo B. Foi o segundo jogo do técnico Luiz Felipe Scolari no comando. E a segunda derrota. A primeira foi para o Uruguai, pelas Eliminatórias.
Os brasileiros não vencem há seis jogos – o último foi contra Camarões -, e não marcam há 330min (5h30) - o último gol foi feito por Ramon, contra a França. As duas partidas foram pela Copa das Confederações. O próximo adversário brasileiro na Copa América será o Peru, domingo, às 16h.
A Seleção foi inofensiva no primeiro tempo. Os jogadores ficavam longe um dos outros, sem chance de tabelas. Os laterais Alessandro e Roger não conseguiram fazer um cruzamento perigoso na área do México, para que Jardel tentasse cabecear – jogada que foi apontada por Felipão como a principal da equipe. Do meio-de-campo, Juninho Paulista tentava jogadas individuais. Émerson, em alguns momentos, também chamou a responsabilidade. Mas foi só.
Na marcação, o time de Felipão foi fraco, principalmente no meio-de-campo. Fábio Rochemback, além de errar quase todos os passes, era desarmado com facilidade, criando contra-ataques perigosos. Com todos os erros, não demorou para o México abrir o placar. Logo aos 4min, Garcia Aspe cobrou escanteio, Marcos espalmou para o meio da área, Borgetti matou no peito, tirou Roque Júnior, que escorregou, e mandou para as redes.
Os brasileiros responderam quatro minutos depois. Alex cruzou na área, Cris furou, Emerson desviou fraco a bola. O goleiro Perez espalmou, fazendo grande defesa. Aos 17min, novamente Émerson deu uma boa arrancada pelo meio e chutou de fora da área. A bola raspou a trave.
O time brasileiro teve mais posse de bola na primeira etapa - 16min20, contra 12min21, segundo estatísticas exclusivas do Kickoff.com.br -, mas sem assustar Perez. Com os espaços na defesa brasileira, o México quase conseguiu ampliar. Eriberto Morales cruzou da esquerda para Arrelando, sozinho na área. O mexicano bateu fraco, Marcos espalmou, aos 43min. O Brasil ainda teve chance de empatar antes do intervalo. Jardel recebeu na área e tocou para Juninho Paulista, que bateu fraco. Perez defendeu com facilidade.
Para o segundo tempo, Felipão colocou Guilherme e Denílson, nos lugares de Jardel e Juninho Paulista. Roger ficou menos sozinho na esquerda com a compania de Denílson. Mesmo assim, o time continuou sem perigo no ataque.
Sentindo o mau momento do time brasileiro, a torcida colombiana começou a gritar olé logo no começo da etapa final. Aos 18min, entrou o meia Juninho Pernambucano no lugar do lateral Alessandro. Émerson caiu pela direita para cobrir o setor. O Brasil conseguiu o primeiro chute no segundo tempo aos 19min. Alex recebeu na intermediária, foi para cima da defesa do México e bateu forte. A bola foi para fora, numa bela jogada.
Depois disso, os brasileiros continuaram tentando o ataque, mas sem criar nenhuma jogada perigosa.